Bianca Bianchi, radicada em Curitiba, nasceu em 1904 e foi a primeira mulher a conseguir bolsa de estudo do governo do Paraná para fazer seus estudos em música na Itália. Sua organização ao longo da vida se tornou um importante material de pesquisa.
Por conta disso, foi criado um acervo para os pesquisadores da área das artes e música clássica. O projeto “Inventário e catálogo digital: O Resgate de uma História” organizou documentos oficiais, partituras, fotografias, programas de concertos, cartas e objetos pessoais que pertenceram a Bianca Bianchi (1904-2002). A violinista e professora paulistana, radicada em Curitiba, é conhecida por ter sido uma pessoa à frente de seu tempo.
O projeto que possibilitou a organização desse acervo foi aprovado pela Fundação Municipal de Curitiba, por meio do Edital de Mecenato Subsidiado, e tem incentivo do EBANX. A iniciativa conta com o apoio da Fundação Bianca Bianchi, criada a pedido da própria artista em seu testamento (ela faleceu em 2002).
Além dos documentos relacionados diretamente à música e os seus estudos, há uma vasta coleção de cartões postais, testemunhando uma das particularidades da artista: seu gosto pelas viagens.
A Fundação, que possui sua sede localizada no centro histórico de Curitiba, recebeu os móveis e objetos da artista, incluindo violinos e obras de arte. Para o projeto, foram contemplados mais de 3 mil documentos que foram digitalizados e estarão disponíveis por meio da plataforma arquive.org.
Concerto de lançamento
Além da organização do acervo, uma das ações frutos do projeto “Inventário e catálogo digital: O Resgate de uma História” é um concerto de lançamento. O evento acontece no dia 9 de abril, às 18 horas, no Teatro Regina Vogue (Av. Sete de Setembro, 2775 – Piso 2). O espetáculo tem o nome “Duo Divas” e terá no palco Carolina Kliemann (violino) e Maria Luisa Cameron (violoncelo). No mesmo dia, ocorre também um bate-papo com a historiadora Roseli Boschilha e com o violinista, e proponente do projeto, Frederico Paegle.
Serviço:
Fundação Bianca Bianchi
Endereço: Rua Almirante Barroso, 14 – São Francisco | Curitiba-PR
Instagram: @fundacaobiancabianchi