Veja o que fazer no primeiro fim de semana de dezembro em Curitiba

Com a colaboração de Prefeitura de Curitiba

No primeiro fim de semana de dezembro, Curitiba terá uma programação repleta de atividades gratuitas. Tem competição de ciclismo, Sul-americano de Escalada e muita diversão nas piscinas de Curitiba. 

fim-de-semana-curitiba (4)
Foto: Divulgação

Neste sábado (2), também é dia para aproveitar as piscinas da Curitiba que estarão abertas para o programa Viva o Sábado. De graça, os curitibanos podem brincar nas piscinas ou nas atividades físicas e estrutura disponíveis nas unidades. As piscinas estão disponíveis das 13h30 às 17h15.

Neste domingo (3), acontece a 2ª etapa da Copa Curitiba de Ciclismo de Estrada no bairro Jardim Botânico. A prova tem como base os Regulamentos da União Ciclística Internacional e da Confederação Brasileira de Ciclismo. O percurso será na Avenida Dario Lopes dos Santos e terá aproximadamente 4 mil metros.

A prova é promovida pela Prefeitura de Curitiba por meio da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), e supervisão da Federação Paranaense de Ciclismo. As inscrições acontecem pelo site oficial do evento.

Veja também:

  • Pedala Metropolitano

Esta edição do Pedala Metropolitano 2023, que acontece no domingo (3/12), terá o percurso ciclístico entre Curitiba e a vizinha Fazenda Rio Grande. Nesta oportunidade os ciclistas vão partir do Parque Lago Azul (Rua Colomba Merli, 831 – Umbará) e irão percorrer um trecho de 24 quilômetros. No final, os esportistas chegam novamente no Parque Lago Azul.

O percurso será desafiador com muitas subidas, passando por trecho de estrada de chão e asfalto. Haverá parada para hidratação no Centro Multi Eventos de Fazenda Rio Grande.

  • Horário: 8h
  • Saída/chegada: Parque Lago Azul (Rua Colomba Merli, 831 – Umbará)
  • Distância: 24 km

Atividades nas regionais no sábado (2/12)

  • Regional Matriz

No sábado, das 9h às 13h, haverá o Lazer na Rua XV, com atividades lúdicas que promovem a interação entre todas as idades. As ações estarão concentradas no trecho entre a Praça Osório e a Alameda Dr. Muricy.

  • Regional Cajuru

Das 8h às 10h e das 13h às 15h, no Parque Olímpico do Cajuru, haverá aulas de BMX do Programa E+E=10 com atividades sistemáticas para crianças e adolescentes de 5 a 17 anos matriculados no portal curitibaemmovimento.curitiba.pr.gov.br.

Das 15h às 16h, o horário é voltado para a experimentação da pista pelas pessoas sem experiência no esporte. É permitida a prática com bicicleta e equipamentos próprios, desde que sejam aprovados pelo professor antes da prática. Não necessita inscrição prévia.

Das 10h às 12h e das 16h às 18h a pista é liberada para treinamentos de pilotos com experiência na modalidade.

O Centro da Juventude Audi/União (Rua João Henrique Hoffmann, 125 – Uberaba) vai ficar aberto das 7h30 às 12h30 com o Cejuv em Ação.

Haverá empréstimo das quadras para atividades esportivas, atendimento do Raia Livre – programa com objetivo de expandir o atendimento aos adultos que passaram pelo curso de natação nos espaços da Prefeitura – e aulas de hidroginástica.

O CT Parque Olímpico do Cajuru (Rua Rivadávia Fonseca de Macedo, 510 – Cajuru) também vai receber até o próximo domingo o Campeonato Sul-americano de Boulder, reunindo os principais nomes do esporte na América do Sul.

A competição começa já nesta sexta-feira (1/12) e a entrada para assistir às competições é 1 kg de alimento não perecível.

A quadra do CEL Rua da Cidadania Cajuru (Avenida Prefeito Mauricio Fruet, 2150 – Cajuru) será palco do Encontro Ancestral de Tambores e Samba Reggae. Das 14h às 19h, por meio da utilização de tambores e uma variedade de outros instrumentos de percussão integrados à rica diversidade rítmica e musical da cultura popular brasileira, grupos de crianças, 

  • Regional Boqueirão

O CEL Vereador João Derosso (Rua Ana Lopos Canet, 4, Xaxim) e o Centro da Juventude Eucaliptos (Rua Pastor Antônio Polito, 2.200, Alto Boqueirão) estarão abertos para a comunidade, com empréstimo de materiais esportivos, quadra poliesportiva e oferta de atividades recreativas.. As atividades começam às 8h e vão até as 17h.

Atividades no Domingo (3/12)

  • Regional Matriz

Nas Arcadas do São Francisco tem o Lazer nas Arcadas, ao lado da Feira do Largo da Ordem, das 9h às 13h, para todas as idades, com orientação de profissionais.

  • Regional Cajuru

Das 8h às 13h a pista de BMX, no Parque Olímpico do Cajuru (Rua Rivadávia Fonseca de Macedo, s/n), será liberada para treinamentos de pilotos com experiência na modalidade. Moradores de Curitiba e região devem se cadastrar no portal curitibaemmovimento.curitiba.pr.gov.br.

Lazer no Parque

Das 14h às 18h de domingo (3/12), a diversão será em seis pontos de Curitiba: no Parque Barigui, Parque Atuba, Parque Lago Azul, Parque Náutico, Parque Linear Yberê, Parque dos Tropeiros.

No Barigui, as atividades serão no gramado ao lado do Salão de Atos. No Parque Náutico, vão se concentrar ao lado da Academia ao Ar Livre. No Parque Atuba, no espaço ao lado da Guarda Municipal. No Lago Azul, no campo de futebol. No Parque Linear Yberê, as atividades serão feitas próximo da pista de skate e das quadras de areia. No Tropeiros, as brincadeiras se concentrarão próximo ao palco.

Entre as opções para diversão das famílias haverá cama elástica, jogos de tabuleiro gigante (dama, trilha e jogo da velha), mesas de pingue-pongue, pinturinha no papel kraft, circuito infantil de habilidades em bicicletas, entre outras atividades.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas A opinião em forma de notícia
Alisha
Alorino
Antônio Carlos
Bianca Granado
Camila Santos
Edvaldo Corrêa
Elaine Damasceno
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
Giselle Suardi
Guilherme C Carneiro
Mateus Afonso
Mauro Mueller
Oseias Gomes
Papai em Dobro
Tais Targa