A Ademicon, maior administradora independente de consórcio do Brasil em créditos ativos, realiza até sexta-feira (21) a segunda edição do programa Start, criado com o objetivo de contribuir para a inserção de jovens no mercado de trabalho. A iniciativa acontece na sede da companhia, em Curitiba.
O treinamento é voltado a jovens entre 16 e 21 anos com potencial de sucessão dos negócios de suas famílias, que atuam há anos com a companhia em diferentes cidades do Brasil, em lojas licenciadas.
Os participantes conhecem todas as áreas da empresa, como comercial, marketing, TI, operação, rede e expansão, entre outros, e aprendem sobre o funcionamento com a orientação de ‘padrinhos’ e ‘madrinhas’, que são os profissionais das áreas que darão as explicações detalhadas sobre o funcionamento de cada setor.
O programa surgiu a partir da necessidade de mostrar a importância da preparação dos jovens para o mercado de trabalho, que exige cada vez mais competências e habilidades de seus integrantes.
Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) Contínua, compilados pela Tendências Consultoria, o número do desemprego entre jovens de 18 a 24 anos saltou de 14,8% para 19,2%, na última década, sendo que, somente no primeiro ano da pandemia, a taxa chegou a 28,6%.
Programa Start insere jovens no mercado de trabalho
João Paulo Matias, 20 anos, de Santa Catarina, é um exemplo de sucesso do programa. O jovem consultor de uma unidade da Ademicon, em Santa Catarina, participou da primeira edição do Start e, logo após finalizar a capacitação, começou a atuar no mercado de consórcios.
- O que faz de Curitiba a 2ª melhor cidade do Brasil para startups
- Fim do Whatsapp ilimitado? Vivo, Tim e Claro podem acabar com oferta
- Educação financeira: como gerenciar as finanças e evitar dívidas
“Fui incentivado a participar do programa pelo padrasto, que trabalhava com a administradora. A experiência foi muito rica para a minha formação profissional, já que aprendi todas as etapas da contratação de um consórcio e o funcionamento das áreas que compõem a companhia”, explica.