Um protesto no centro de Curitiba, no cruzamento da Av. 7 de Setembro com a Av. Marechal Floriano Peixoto, em frente do shopping Estação na tarde desta quarta-feira (18).
O Sincicato de Motoristas e Cobradores de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc) escolheu o local justamente por ser o ponto onde tem a maior circulação de ônibus que passam pelas canaletas em Curitiba.
Anderson Teixeira, presidente do sindicato dos motoristas, explicou para a população a intenção da mobilização da categoria no coração de Curitiba.
“O grande problema é que os trabalhadores, os motoristas hoje vivem sob uma pressão tremenda pela falta de educação da população e principalmente pela dificuldade de transitar dentro da canaleta que é um local exclusivo para motoristas e cobradores e infelizmente hoje não é utilizado desta forma”, relatou o presidente do Sindimoc à reportagem da Rede Massa.
Teixeira falou ainda sobre a preocupação com a sociedade, que vem morrendo dentro das canaletas e que os motoristas só são ouvidos quando o ônibus está em cima de um jovem ou embaixo do pneu.
“Por isso nós resolvemos chamar a atenção hoje, justamente aqui no coração da cidade, paramos aqui em mobilização, para chamar atenção do Poder Concedente, da Urbis, da Guarda Municipal, da PM, para que tome uma solução com relação às vidas que estão sendo ceifadas dentro da canaleta”, explicou Teixeira.
As canaletas de Curitiba contam com inúmeros casos de carrinheiros, skatistas e pessoas que usam indevidamente esse espaço que é do ônibus, que é para transportar a população.
“Os jovens que colocam as suas vidas em risco, segurando na rabeira do ônibus, isso sim é um grande problema para a sociedade. Você segurar na rabeira de um ônibus que tem mais de 20 toneladas, para tentar disputar o mesmo espaço, é suicídio”, disse o presidente.
O protesto permaneceu por aproximadamente uma hora.