A primeira rede 5G privativa em uma universidade em todo o país foi lançada na manhã desta quarta-feira (21) no Centro Universitário Santa Cruz (UniSantaCruz), em Curitiba.
A novidade é fruto da parceria entre a instituição de ensino
O projeto é um marco na jornada tecnológica da educação para transformar a comunidade acadêmica, a indústria de telecomunicações e o ecossistema de negócios e de inovação do Paraná.
As instalações da rede 5G permitirão que mais de 18 mil estudantes e professores explorem e testem novas aplicações tecnológicas com mais estabilidade, menor consumo de energia, maior confiabilidade e velocidade de conexão até 100 vezes mais rápida em relação a uma rede banda larga comum.
“A partir de hoje, nossos educadores passam a pensar tecnologia como principal ponto na metodologia de ensino, nós vamos trazer isso para dentro da sala de aula”, destaca Amanda Brito, presidente da UniSantaCruz.
A primeira rede 5G privada instalada em uma universidade no Brasil também mostra o pioneirismo do Paraná, segundo o secretário estadual de Inovação, Marcelo Rangel. “Ser pioneiro na inovação é fundamental, você faz escola. E tecnologia na educação é mais importante ainda, é a base de tudo, e o Paraná ganha muitos pontos com isso”, celebra.
- Implante de chip cerebral: paciente mexe mouse com o pensamento
- Universidades do Paraná abrem vagas para cursos de mestrado e doutorado
- PSS no Paraná: inscrições abertas para vagas na Educação
Com essa conectividade, a Ligga impulsiona de uma só vez a inovação tecnológica no setor educacional paranaense.
“É um pilar muito importante que a Ligga traz junto com os parceiros UniSantaCruz e Databahn para mostrar que a tecnologia é aplicável não só em educação, mas a gente também pode pensar em outras verticais de negócio”, avalia Rafael Marques, vice-presidente de Negócios da Ligga.