Curitiba é uma das capitais mais arborizadas do Brasil e ações para deixar a cidade “mais verde” são estimuladas, mas é preciso seguir algumas regras para o plantio de novas árvores nos espaços públicos e privados.
De acordo com a prefeitura da capital, quem quiser plantar uma árvore, independente do local, deve buscar informações e pedir autorização ao Horto Municipal da Barreirinha.
O plantio em áreas inapropriadas pode gerar diversos problemas à cidade e aos moradores, por isso são considerados diversos aspectos para a autorização.
- Feiras têm frutas e verduras a R$ 3,69 o quilo em Curitiba; veja locais
- Onde encontrar ipês amarelos em Curitiba?
Entre os fatores para as regras de plantio de árvores, estão:
- tamanho das árvores
- tamanho de calçadas
- fiações elétricas
- distância de muros e sinalizações
Plantio de árvores em espaços privados
Embora não haja restrições para plantar árvores em locais privados, a recomendação é que a população busque entender as características das mudas antes, como explica o diretor de Arborização e Produção Vegetal do Horto Municipal da Barreirinha, José Roberto Roloff.
“Em lugares privados, é sempre bom perguntar para especialistas. A população precisa lembrar que, mesmo que seja só uma mudinha, ela pode ficar muito grande, então talvez não possa ficar perto de casas ou muros”, diz o diretor.
Regras de tamanho das árvores
Um dos principais fatores a serem considerados no plantio é o tamanho das árvores. O Roloff explica que em árvores de pequeno porte é necessário um espaçamento de, pelo menos, seis metros.
Já as de médio porte precisam estar a uma distância de, no mínimo, oito metros, enquanto as grandes devem estar separadas por 10 a 12 metros.
Distribuição de mudas em Curitiba
Periodicamente, a Prefeitura de Curitiba promove a distribuição gratuita de mudas de árvores em todas as regionais de Curitiba. A ação geralmente ocorre nas Ruas da Cidadania.
A iniciativa é parte do programa 100 Mil Árvores para Curitiba. Hoje a cidade já contabiliza 396 mil plantios, de acordo com o “arvorômetro”.
Em caso de suspeita de plantio ilegal em vias públicas, o cidadão pode fazer uma denúncia no Canal 156.