O cruzamento das ruas Francisco Derosso e Pioneiros, no bairro Alto Boqueirão, em Curitiba, estão com semáforos que permitem a travessia orientada por sinais sonoros. O equipamento instalado é um conjunto de oito botoeiras (duas para cada esquina) com informações em braile.
O acionamento do botão faz com que sinais sonoros sejam emitidos ao abrir o tempo de travessia para pedestres e quando ele chega ao fim. Outros 20 pontos da cidade contam com semáforos semelhantes.
Os equipamentos do Alto Boqueirão foram instalados por técnicos da Superintendência de Trânsito (Setran) na última semana e atendem a uma solicitação feita pela população no programa Fala Curitiba.
Como funciona os semáforos sonoros?
Segundo o diretor de Planejamento e Operação de Trânsito da Setran, Pedro Darci da Silva Junior, enquanto não houver condições para a travessia, o novo equipamento para de emitir sons até que o semáforo esteja vermelho para os carros.
Veja também:
- Fala Curitiba Móvel vai a 39 pontos nesta semana; veja cronograma
- Curitiba amplia público da vacinação contra gripe nesta semana
De acordo com a Administração Regional, o cruzamento passou por algumas intervenções antes de o equipamento ser instalado. Houve adequação geométrica para garantir a acessibilidade dos pedestres com necessidades especiais permanentes ou transitórias, revitalização das calçadas próximas, pintura de faixas para travessia e execução de guias rebaixadas (semelhantes a rampas). O Distrito de Manutenção Urbana da regional foi o responsável pelas intervenções.
Fala Curitiba
O Fala Curitiba é o programa de consultas da Prefeitura em que a população é convidada a indicar os temas prioritários para a composição das leis de orçamento da cidade. Começou na última segunda-feira (3) a nova fase da edição de 2023 do programa. Ainda há tempo para os cidadãos apresentarem sugestões para compor a Lei Orçamentária Anual (LOA).