Com a onda de calor ganhando força no Paraná, Curitiba terá temperaturas acima dos 32°C neste fim de semana (16 e 17 de dezembro), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
A massa de ar quente deixa todo o Paraná em alerta laranja entre quarta-feira (14) e domingo (17), conforme aponta o Inmet. As temperaturas devem ficar elevadas em todas as cidades do estado, incluindo Curitiba.
“O calor vai continuar bastante intenso em boa parte do estado. Temperaturas em praticamente todas as regiões superam a casa dos 30°C […] a chance de chuva é muito baixa”,
diz o meteorologista Samuel Braun.
O meteorologista do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) reforça, ainda, que as chuvas devem voltar ao Paraná apenas a partir da próxima semana.
Tempo em Curitiba no fim de semana
De acordo com o Inmet, as temperaturas devem ultrapassar os 32°C na capital paranaense neste fim de semana. O instituto prevê máxima de 34°C neste sábado na cidade, sem chuvas.
Veja também:
- Onda de calor mantém temperaturas altas em todo o Paraná
- Nova onda de calor deve atingir a região Sul nos próximos dias
Já no domingo, a onda de calor continua em Curitiba. Dessa forma, a capital pode registrar temperatura de até 33°C com possíveis pancadas de chuva e trovoadas isoladas.
No alerta laranja, o Inmet afirma que as cidades do Paraná podem ter temperaturas 5ºC acima da média por um período de 3 até 5 dias, o que pode trazer risco à saúde.
Como se proteger e evitar riscos à saúde durante as ondas de calor
Como o nosso corpo precisa de líquido para manter a temperatura ideal de funcionamento, a ingestão de água é fundamental.
Além disso, segundo o Ministério da Saúde, o uso do filtro solar também é essencial e deve ser aplicado 30 minutos antes da exposição ao sol para que seja absorvido. O protetor deve ser reaplicado a cada duas horas em que permanecer ao sol.
Veja mais dicas de como se proteger das ondas de calor:
- Aumente a ingestão de água ou de sucos de frutas naturais, sem adição de açúcar, mesmo sem ter sede;
- Evite bebidas alcoólicas e com elevado teor de açúcar;
- Evite a exposição direta ao sol, em especial, de 10h às 16h;
- A exposição ao sol sem a proteção adequada contra os raios ultravioleta deixa a pele vermelha, sensível e com bolhas. Use protetor solar;
- Use chapéus e óculos escuros;
- Proteja as crianças com chapéu de abas.