As obras da Linha Verde Norte, em Curitiba, tiveram mais uma etapa concluída no lote 4.1 e um novo trecho foi liberado para o trânsito de veículos na região do Trevo do Atuba.
Na segunda-feira (12), um trecho da marginal esquerda em frente ao Posto Arabian ficou pronto e foi aberto ao fluxo, em uma extensão de 150 metros.
Com a liberação e para a expansão da pavimentação na área, a via local esquerda foi bloqueada ao trânsito. A interrupção acontece no trecho entre o viaduto da Rua Alberico Flores Bueno até Rua Wenceslau Carlos Glaeser Neto e tem previsão de durar aproximadamente 90 dias.
O local está sinalizado e os motoristas devem ficar atentos à mudança, cuja previsão é durar cerca de 90 dias.Na Linha Verde a velocidade permitida é de 70 km/h, porém, nos trechos em obras, o limite baixa para 40 km/h.
Essa é a segunda liberação de trecho na Linha Verde Norte neste ano, após a execução de obras. Na primeira quinzena de janeiro foi liberado um segmento da nova pista principal implantada no interior da nova trincheira Atuba, no sentido norte, com as opções de saída para São Paulo ou para Colombo, na Região Metropolitana.
Obras na Linha Verde
O Lote 4.1 é o trecho final da Linha Verde. O trecho abrange quase 3 km de extensão, desde a altura do Hospital Vita até a concessionária Mercedes/Savana, e receberá as estações Atuba e Solar do transporte coletivo.
De acorro com a Prefeitura de Curitiba, os trabalhos são os mais complexos da intervenção. Incluem as chamadas obras de arte (trincheiras e alças de acesso), terraplanagem, pavimentação, drenagem, paisagismo, sinalização viária, relocação de postes de energia, semaforização e acessibilidade. Também contemplam a infraestrutura para as futuras estações Atuba e Solar.
Com as duas entregas, 85% do eixo da Linha Verde que serve ao trânsito do transporte coletivo foram concluídos. O prefeito Rafael Greca afirmou que as obras devem ser entregues em junho deste ano.