Desde 2021, a Comissão de Animais nos Campi da Universidade Federal do Paraná (UFPR) atua acolhendo e realizando cuidados aos animais abandonados e que circulam pelos espaços da universidade. Atualmente, o número de animais registrados pelo programa, que no início era 11, saltou para 29.
Dos 11 cães acolhidos no início do projeto, seis foram adotados, dois permanecem no Centro Politécnico e três morreram. Além dos seis cães adotados inicialmente, outros seis cachorros e seis gatos encontraram um lar.
O projeto ainda é responsável por um cão que está em lar temporário, um hospedado em hotel particular e outro que está no hospital veterinário. Cinco gatos aguardam captura, castração e encaminhamento.
Veja também:
- Igreja de Curitiba arrecada doações para vítimas de terremoto na Turquia
- Curitibana ganha prêmio de R$ 1 milhão do Nota Paraná
No total, o projeto realizou 18 adoções e 12 castrações e ainda intermediou duas castrações pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e uma particular, após a adoção.
Veja como adotar na UFPR
Para adotar um animal acolhido pelo projeto, é simples: basta contatar a equipe do Adote UFPR, preferencialmente via WhatsApp, e agendar uma entrevista com os cuidadores para que possam compreender o perfil do adotante e sugerir qual animal se encaixa mais.
Caso isso não aconteça, a equipe recomenda algum outro local que possa ter um animal correspondente.
Os integrantes da Comissão reforçam que o abandono de animais é crime, caracterizado também como crime ambiental e maus tratos, além de ser passível de multa.