Os níveis de vacinação em Curitiba estão baixos, segundo a Secretaria Municipal de Saúde da capital. A secretária Beatriz Battistella fez o alerta nesta segunda-feira (25), na Câmara Municipal.
Durante a audiência pública de prestação de contas quadrimestral a secretária mostrou que, em 2022, Curitiba bateu as metas de vacinação, mas neste ano, até agosto, os números estão abaixo do desejado para as vacinas de rotavírus (84%), meningocócica C (82%), pentavalente (81%), pneumo 10 (83%), pólio VIP (82%), febre amarela (83%), VTV (93%), hepatite A (88%), varicela D1 (88%), tríplice viral D2 (85%).
Para praticamente todas, a meta é 95%, pois apenas BCG e rotavírus têm meta de 90%. “Ano passado atingimos percentuais [positivos] expressivos, mas neste ano recuou, e essa oscilação não é desejável”, disse a secretária.
“Só estamos com a BCG acima do recomendável. Todas as outras vacinas estão abaixo de 95%, trazendo para nós o alerta da importância de resgatarmos a cobertura para controlar essas doenças, que são preveníveis”.
As vacinas de rotina, gripe e covid-19 estão disponíveis nas mais de 100 unidades de saúde da capital.
Leia também: