O Sindicato dos Guardas Municipais de Curitiba (Sigmuc) está denunciando a situação precária das viaturas da corporação. Os agentes alertam para portas amarradas com cinto de segurança, para-choque colado com fita e outros problemas mecânicos.
De acordo com o sindicato, muitas viaturas da Guarda Municipal da capital estão sucateadas. Em entrevista à reportagem da Rede Massa | SBT, a presidente do Sigmuc, Rejane Soldani, afirmou que desde o ano passado existe o pedido para que a Prefeitura renove a frota.
“Hoje nós temos várias viaturas que param mais na manutenção que prestando atendimento à população”, diz.
Soldani relatou que, nas últimas semanas, apenas uma viatura da Regional CIC estava em circulação. E no feriado de Proclamação da República, em 15 de novembro, o veículo precisou ir para manutenção por problemas mecânicos.
A presidente do Sigmuc ressalta que uma boa condição das viaturas é necessária para a segurança dos Guardas Municipais e para o bom atendimento à população.
“Nós temos uma frota velha. Tem veículos com mais de 250 mil quilômetros rodando. Não é meramente uma questão estética, a viatura é um posto de trabalho. Nós precisamos que esse posto de trabalho atenda às necessidades de segurança do próprio operador da segurança pública”.
Fotos mostram viaturas da Guarda Municipal de Curitiba sucateadas
Fotos enviadas à Rede Massa pelo Sigmuc mostram a situação das viaturas.
Nas imagens, é possível ver a porta de um carro presa por uma corda e a porta de uma van sendo segurada por um cinto de segurança. Outro carro está com o para-choque preso por uma fita adesiva.
As fotos também mostram as viaturas com problemas mecânicos. De acordo com o sindicato, quando uma viatura vai para a manutenção, demora cerca de 45 dias para retornar.
A reportagem da Rede Massa | SBT entrou em contato com a Prefeitura de Curitiba para falar sobre as viaturas sucateadas da Guarda Municipal. Confira a nota enviada:
A Secretaria de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap) informa que o novo contrato para renovação das viaturas da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito (SMDT) já está em vigor. A previsão é trocar 100% da frota locada por veículos zero quilômetro.
Até esta terça-feira (21/11), 28 dos 101 veículos foram substituídos. Ainda em 2023 será feita a entrega dos demais veículos. As 53 motocicletas serão entregues no início de 2024.
O cronograma de renovação da frota está sendo feito de forma gradual e segue ao que foi estabelecido em edital e no contrato.
Paralelamente, os veículos que ainda não foram renovados passam por manutenção preventiva e corretiva, de acordo com a necessidade e conforme definido no contrato anterior.