Neste domingo (1°), os paranaenses vão eleger 2.115 conselheiros tutelares para a gestão 2024-2027. O grupo, que vai integrar os 423 Conselhos Tutelares do Paraná, deve defender os direitos das crianças e adolescentes.
A eleição do Conselho Tutelar acontece em todo o Brasil neste domingo. As urnas ficarão abertas das 8h às 17h e é necessário apresentar o título de eleitor para registrar o voto. A votação pode ser realizada por todas as pessoas com mais de 16 anos.
Os Conselhos Tutelares são vinculados às prefeituras, que divulga, em seus sites, a lista de candidatos ao cargo. Além dos nomes completos dos concorrentes, há também os nomes de urna e o número de cada um (são quatro dígitos). As urnas são distribuídas em escolas das cidades.
Veja também:
- Eleições do Conselho Tutelar: veja documentos necessários para votar
- Lote 2: veja os preços do novo pedágio no Paraná
O trabalho dos conselheiros tutelares é feito em proximidade com a Secretaria do Desenvolvimento Social e Família (Sedef) e outros órgãos do Governo do Paraná.
Eleição do Conselho Tutelar
A legislação aponta que há um conselho para cada grupo de cem mil habitantes — e cada um é composto por cinco conselheiros. Os representantes são eleitos para mandatos de quatro anos, são remunerados e estão sujeitos a uma avaliação contínua de seu desempenho.
As eleições ocorrem sempre um ano após o pleito presidencial. As proibições no dia são: oferecer transporte, usar espaço na mídia para propaganda (incluindo redes sociais) e promover comícios e carreatas. O resultado será divulgado ainda hoje e a posse dos novos representantes dos 423 conselhos será em 10 de janeiro.