O menino de três anos que aguardava pelo remédio mais caro do mundo, o Zolgensma, morreu na madrugada desta quarta-feira (15). Vinícius de Brito Samsel vivia em Engenheiro Beltrão, no norte do Paraná, e foi diagnosticado com atrofia muscular espinhal (AME) tipo 1 com dois meses de vida.
Na noite desta terça-feira (14), a criança havia sido internada no Hospital Santa Casa de Misericórdia de Campo Mourão. De acordo com os familiares, ele estava com saturação baixa e batimentos cardíacos desregulados. Na sequência, o menino foi levado para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para ser intubado.
Horas depois, a família postou que Vinícius não resistiu:
“Infelizmente o nosso menino não resistiu e partiu para os braços de Deus. Você lutou até o último segundo filho, foi tudo tão rápido que ainda não conseguimos acreditar que você não estará mais entre nós, como dói. Agora não tem mais sofrimento, agora você pode descansar, obrigado por todos os nossos momentos juntos, o quanto você nos ensinou, temos muito orgulho de você, nosso guerreiro.
publicou.
Te amaremos pra sempre”,
Família lutava pela compra do remédio para tratar a doença
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou o fornecimento do Zolgensma em junho de 2022. O medicamento custa cerca de R$ 12 milhões. No mês seguinte, a família de Vinícius relatou que uma liminar determinava a compra do Zolgensma em até 72h após a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).
Veja também:
O depósito de R$ 7,3 milhões para a compra do medicamento ocorreu nesta terça-feira (14), poucas horas antes do menino morrer. A criança precisava receber o Zolgensma antes de completar dois anos de idade.