Depois de ser resgatada pela Polícia Ambiental, a onça-parda que apareceu nesta quinta-feira (23) numa residência no município de Engenheiro Beltrão, no Noroeste do Paraná, foi levada para o centro veterinário do Centro Universitário Integrado, em Campo Mourão. O local tem completa infraestrutura, dá todo o suporte para atendimento de animais silvestres e atua em parceria com o Instituto Água e Terra (IAT) e a Força Verde.
O animal chegou por volta das 18h30, recebeu a contenção farmacológica feita por um anestesista e a equipe realizou exames bioquímicos, hemograma e ultrassonografia abdominal. “O estado de saúde do felino foi considerado bom. A onça-parda é um macho e pesa 36 quilos”, explica o veterinário e professor do Centro Universitário Integrado, Luiz Felipe Cioffi, que fez o atendimento.
Cioffi orienta que em casos semelhantes, a população deve acionar a Polícia Ambiental e nunca jogar água ou pedra para espantar o animal, pois o bicho pode se tornar agressivo para se defender.
- Acidente no Jardim Botânico: motorista entra na contramão e bate em outro carro
- Polícia encontra estufa de ‘maconha gourmet’ na Grande Curitiba
- Dupla de criminosos se dá mal ao tentar assaltar policial à paisana; um dos ladrões morreu
Após os exames e cuidados veterinários, a equipe do IAT levou a onça-parda para uma reserva ambiental, sem divulgar o local, e soltou em seu habitat natural por volta das 19h30 do mesmo dia.