O Governo do Paraná divulgou um novo boletim sobre os trabalhos na BR-376, interditada em Guaratuba após queda de barreira na última segunda-feira (28). As buscas pelas vítimas e o trabalho de remoção de terra continuam nesta sexta (2) e, de acordo com o informe, todos os veículos que estavam visíveis na área do deslizamento no km 669 foram retirados do local.
- Equipes começam a retirar terra na pista sul da BR-376 e continuam buscas por vítimas
- Segunda vítima de deslizamento na BR-376 é identificada
Foram removidos três carros e seis carretas. Segundo o governo, “o prognóstico maior de veículos felizmente não se concretizou”.
Após a remoção de massa terrosa na pista norte, concluída nesta quinta (1), os trabalhos seguem para desobstrução da pista sentido sul. O tempo melhorou, mas a operação ainda é sensível e os riscos de novos deslizamentos continuam sendo monitorados.
Ainda de acordo com o governo, 14 pessoas foram diretamente envolvidas no deslizamento. Até o momento, seis pessoas foram resgatadas com vida e dois óbitos foram confirmados. Inicialmente, o Corpo de Bombeiros estimou que 21 veículos poderiam ter sido arrastados e 30 pessoas estavam desaparecidas. Com o avanço nos trabalhos, o número diminuiu.
A Polícia Científica segue fazendo busca pela identificação das vítimas, a partir das ligações recebidas, inclusive em hospitais e em parceria com autoridades de Santa Catarina. Algumas informações coletadas não estão relacionadas ao contexto do deslizamento. Outras, que estavam em passagem pela BR-376 no momento do incidente, foram localizadas e as famílias foram informadas.
BR-376 tem outros pontos de deslizamento
No boletim, a corporação afirmou que concessionária que administra a rodovia, a Arteris Litoral Sul, identificou 14 pontos com pequenos e médios deslizamentos de terra em outros locais da BR-376. Geólogos da empresa passaram nesses pontos e iniciaram os projetos de correção.
Equipes da empresa que trabalham em outros trechos foram deslocadas para o local para correção de todos os pontos com problemas na pista de rolamento.
Em reunião do Gabinete de Crise do Governo do Paraná, criado para direcionar os trabalhos do deslizamento, ficou definido que a Arteris será responsável por informar as autoridades federais competentes sobre as condições de liberação de uma ou das duas pistas.
Pessoas desaparecidas
Familiares e amigos de pessoas que possam ter desaparecido nesse local podem entrar em contato com a Central de Atendimento disponibilizada pela Polícia Científica, pelo telefone (41) 3361-7242. O serviço é 24 horas. Além disso, outras informações sobre o evento podem ser obtidas pelos telefones da Centro de Operações Cidade da Polícia 0800-282-8082.