Foi do romance As Cidades Invisíveis, de Italo Calvino, que o fotógrafo Tom Lisboa tirou inspiração para seu novo livro: Novas Maurílias, que terá lançamento na SOMA Galeria, em Curitiba, nesta quinta-feira (22), a partir das 17 horas. Além da sessão de autógrafos durante o evento, Tom irá enviar para o público, gratuitamente, dezenas de cartões-postais com fotos e histórias das cidades paranaenses retratadas no livro.
A relação do trabalho do fotógrafo com o livro de Calvino encontra-se no título. Maurília, na obra do escritor italiano, é uma cidade que oferecia aos seus visitantes, uma certa quantia de cartões-postais para que estes pudessem comparar a cidade atual com imagens que mostravam como ela havia sido. A partir do momento que os municípios do Paraná: Iguatu, Esperança Nova, Guaporema, São Manoel do Paraná, Mirador, Nova Aliança do Ivaí, Jardim Olinda, Santa Inês, Miraselva e Santo Antônio do Paraíso receberam seus primeiros cartões-postais, passaram a ser, ao mesmo tempo, novas Maurílias.
A escolha pelos menores municípios veio pela constatação de que os cartões-postais, de modo geral, são um privilégio dos grandes centros urbanos ou importantes polos turísticos. “Quando recebemos um postal de alguém, sonhamos com aquela cidade a partir de uma foto e um recado que é escrito no verso. Eu quis proporcionar aos dez menores municípios do Paraná, todos com população entre 1.500 e 2.500 habitantes, uma oportunidade de tirá-los da invisibilidade e fazer o grande público sonhar com eles também”, explica Lisboa.
O envio de postais durante o lançamento reforça a conexão destas cidades quase invisíveis com outros centros urbanos. Depois de doar para cada um dos municípios 3 mil postais, o fotógrafo encerra o projeto enviando postais com imagens e histórias destas cidades para todo o mundo. Serão centenas de cartões e, quem comparecer à SOMA Galeria, vai ter a chance de, alguns dias depois, receber uma boa surpresa pelo correio.