Júri de acusado de matar tesoureiro do PT é adiado após defesa abandonar plenário

Foi adiado o júri do ex-policial penal Jorge Guaranho, que matou o tesoureiro do PT Marcelo Arruda, em Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná. O julgamento teve início nesta quinta-feira (4), mas foi transferido para o próximo mês após a defesa abandonar o plenário.

juri-jorge-guaranho-adiado
Foto: Reprodução/Redes sociais

júri de Jorge Guaranho foi remarcado para 2 de maio, no Tribunal do Júri de Foz do Iguaçu. O Ministério Público do Paraná (MPR) denunciou o homem por homicídio duplamente qualificado.

O caso aconteceu em 9 de julho de 2022 durante a festa de aniversário de 50 anos da vítima. O crime, conforme o MPPR, ocorreu por divergências políticas, sendo meses antes das eleições de 2022.

A defesa de Guaranho pediu no plenário adiamento do júri, alegando um “cerceamento da defesa” pela não impugnação de documentos anexados na véspera do processo.

Este e outros pedidos foram negados pelo juiz Hugo Michelini, e a defesa do acusado abandonou o plenário. O júri foi suspenso e remarcado.

Júri de Jorge Guaranho

A sessão do júri de Jorge Guaranho será composta por promotores de Justiça titulares do núcleo de Foz do Iguaçu do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e da 13ª Promotoria de Justiça da comarca, que assina a denúncia criminal.

As qualificadoras do crime indicadas são, conforme o MPPR: motivo fútil (discussão motivada por divergências políticas) e o perigo comum (pelo fato de o acusado haver atirado contra a vítima em local com outras pessoas, colocando-as em risco).

A festa da vítima tinha como tema o partido político do qual ele era tesoureiro. Segundo o Ministério Público do Paraná (MPPR), essa teria sido a motivação de Guaranho para cometer o crime.

Ao ficar sabendo do tema político, o policial teria ido até o clube para tirar satisfações e acabou discutindo com o aniversariante e convidados. Minutos depois, ele retornou ao local armado e atirou várias vezes contra Arruda. O guarda municipal ainda conseguiu revidar e também atirou contra Guaranho.

Arruda não resistiu aos ferimentos e morreu logo em seguida. Guaranho ficou mais de 30 dias internado até receber alta e ir à unidade prisional especial para atendimento médico.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.