Professores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) aprovaram greve para o dia 15 de abril. A decisão foi comunicada pelos sindicatos da categoria nesta terça-feira (9).
Os servidores técnico-adminstrativos das duas instituições já estão em paralisação desde 11 de março, assim como servidores e docentes do Instituto Federal do Paraná (IFPR).
De acordo com a Associação dos Professores da Universidade Federal Do Paraná (APUFPR), a greve é uma forma de pressionar o governo federal para que negociações com as reivindicações dos professores avancem.
Os docentes pedem, entre outras solicitações, a reposição do reajuste salarial.
“Há também a necessidade de recuperar o orçamento das universidades federais, pois todas receberam valores inferiores ao necessário para manter o patamar de despesas por matrícula (2010 a 2022). Além disso, as negociações específicas sobre a reestruturação da carreira dos docentes federais não avançaram, assim como as pautas específicas, que ainda não começaram a ser debatidas”, diz a APUFPR.
- Concurso Público da UFPR oferta vagas para professores; confira
- Dengue em Curitiba: mais de 2,7 mil casos são confirmados
UFPR e UTFPR se manifestam sobre greve dos professores
A UFPR publicou um posicionamento sobre a paralisação dos professores a partir de 15 de abril. Leia a nota:
Tendo em vista a decisão da assembleia dos docentes, promovida pela entidade de representação da categoria docente (APUFPR), a Universidade Federal do Paraná (UFPR) manifesta respeito às decisões tomadas pela categoria docente, de forma democrática e por maioria de votos e o reconhecimento do direito de greve dos servidores das instituições federais de ensino superior brasileiras. […] A UFPR reitera seu compromisso com a valorização dos profissionais da educação e reafirma sua disposição para o diálogo e o entendimento, visando sempre a defesa das universidades públicas e a melhoria da qualidade do ensino, pesquisa e extensão.
A UTFPR também se manifestou por meio de nota enviada à imprensa. Confira:
A Reitoria da UTFPR recebe com sobriedade a opção dos servidores docentes por decretar greve a partir do próximo dia 15 de abril, conforme definido na assembleia representativa dos professores de todos os campi da Universidade, realizada nesta terça-feira (9). A gestão da UTFPR afirma seu compromisso de preservar os servidores que optarem por aderir aos movimentos em questão, sem constrangê-los, assim
como tem atuado na greve dos servidores técnico administrativos em educação, iniciada em março. A Reitoria considera justa as pautas das categorias e coloca-se à disposição dos servidores, comandos de greve e sindicatos para dialogar sobre as reivindicações internas