Um filhote de toninha, golfinho mais ameaçado do oceano Atlântico Sul Ocidental, foi encontrado encalhado na manhã desta terça-feira (5) na Ilha de Superagui, em Guaraqueçaba, no Litoral do Paraná.
Com menos de 60 centímetros de comprimento total, a fêmea recém-nascida de toninha foi resgatada pela equipe técnica do Laboratório de Ecologia e Conservação da Universidade Federal do Paraná (LEC-UFPR), via Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS).
O resgate ocorreu na área do Parque Nacional do Superagui. O atendimento veterinário começou ainda na praia, mas o animal seguiu para atendimento especializado no Centro de Reabilitação, Despetrolização e Análise da Saúde da Fauna Marinha (CReD) da UFPR.
Mesmo após os procedimentos para estabilização do animal, a toninha veio a óbito e a avaliação agora segue para que durante a necropsia sejam colhidas amostras que permitam compreender a causa da morte deste indivíduo.
Toninha é encontrada encalhada no Litoral do Paraná
De acordo com o médico-veterinário e responsável técnico do PMP-BS/LEC-UFPR, Fábio Henrique de Lima, a toninha apresentava lesões pelo corpo e dificuldades para respirar, além de quadros de convulsão.
Veja também:
- Paraná começa a emitir nova Carteira de Identidade Nacional
- Paraná registra mais de 800 novos casos de dengue em uma semana
As etapas de atendimento e os resultados das análises realizadas vão somar ao conhecimento desta rede para que, ao menos, todos possam ter melhores informações que auxiliem em atendimentos futuros.
As toninhas são a espécie de pequeno cetáceo (grupo que engloba os golfinhos e baleias) mais ameaçada de extinção na América do Sul. No Brasil a espécie é classificada como “criticamente ameaçada de extinção”.
A Dra. Camila Domit, bióloga e coordenadora do PMP-BS/LEC-UFPR explica que a sobrevivência da toninha depende de ações coletivas e de um processo mais intenso de governança oceânica. O ordenamento territorial e de práticas pesqueiras é essencial para que os ambientes e alimentos de importância para as toninhas tenham saúde e qualidade.
Ao encontrar animais marinhos debilitados ou mortos nas praias paranaenses, acione a equipe do PMP-BS/Laboratório de Ecologia e Conservação (LEC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) pelo 0800 642 33 41.