Filhote de toninha é encontrado encalhado no Litoral do Paraná

Um filhote de toninha, golfinho mais ameaçado do oceano Atlântico Sul Ocidental, foi encontrado encalhado na manhã desta terça-feira (5) na Ilha de Superagui, em Guaraqueçaba, no Litoral do Paraná.

toninha-litoral-parana
Laboratório de Ecologia e Conservação/UFPR - Evanise Nunes e Giuliani Manfredini

Com menos de 60 centímetros de comprimento total, a fêmea recém-nascida de toninha foi resgatada pela equipe técnica do Laboratório de Ecologia e Conservação da Universidade Federal do Paraná (LEC-UFPR), via Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS).

O resgate ocorreu na área do Parque Nacional do Superagui. O atendimento veterinário começou ainda na praia, mas o animal seguiu para atendimento especializado no Centro de Reabilitação, Despetrolização e Análise da Saúde da Fauna Marinha (CReD) da UFPR.

Mesmo após os procedimentos para estabilização do animal, a toninha veio a óbito e a avaliação agora segue para que durante a necropsia sejam colhidas amostras que permitam compreender a causa da morte deste indivíduo.

Toninha é encontrada encalhada no Litoral do Paraná

De acordo com o médico-veterinário e responsável técnico do PMP-BS/LEC-UFPR, Fábio Henrique de Lima, a toninha apresentava lesões pelo corpo e dificuldades para respirar, além de quadros de convulsão.

Veja também:

As etapas de atendimento e os resultados das análises realizadas vão somar ao conhecimento desta rede para que, ao menos, todos possam ter melhores informações que auxiliem em atendimentos futuros.

As toninhas são a espécie de pequeno cetáceo (grupo que engloba os golfinhos e baleias) mais ameaçada de extinção na América do Sul. No Brasil a espécie é classificada como “criticamente ameaçada de extinção”.

A Dra. Camila Domit, bióloga e coordenadora do PMP-BS/LEC-UFPR explica que a sobrevivência da toninha depende de ações coletivas e de um processo mais intenso de governança oceânica. O ordenamento territorial e de práticas pesqueiras é essencial para que os ambientes e alimentos de importância para as toninhas tenham saúde e qualidade. 

Ao encontrar animais marinhos debilitados ou mortos nas praias paranaenses, acione a equipe do PMP-BS/Laboratório de Ecologia e Conservação (LEC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) pelo 0800 642 33 41.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.