O reflexo dos alagamentos em Guaratuba continuam nesta quinta-feira (25). O Corpo de Bombeiros resgatou e encaminhou 44 pessoas ilhadas para abrigos.
Desde terça-feira (23), quando as chuvas de maior volume começaram no Litoral do Paraná, 78 famílias foram resgatadas em áreas alagadas.
Os resgates aconteceram em Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná. Ao todo, segundo o Corpo de Bombeiros, 178 pessoas foram retiradas de áreas de risco.
As equipes também atenderam a ocorrência de dois deslizamentos de terra. A primeira situação foi em uma casa no Balneário Prainha, em Matinhos; a segunda foi na rodovia PR-412 (acesso ao Ferry boat em Guaratuba).
Veja também:
- Litoral do Paraná segue com risco de alagamentos nesta quinta (25)
- Chuvas no Litoral do Paraná: volumes superam média de janeiro
Além disso, houve uma queda de árvore em uma residência de Matinhos (sem vítimas), um corte de árvore realizado em Guaratuba e um desmoronamento de estrutura de uma residência abandonada em Morretes.
Alagamentos em Guaratuba
No total, 71 pessoas ilhadas foram socorridas pelos bombeiros e levadas para abrigos em Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná. Separando entre as cidades, os resgates foram de:
- 44 pessoas em Guaratuba;
- 16 pessoas em Matinhos;
- 11 pessoas em Pontal do Paraná.
O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) comunicou que Guaratuba registrou 23 mm de chuva nesta quinta-feira (até às 7h47). Entretanto, desde o dia 23 de janeiro (última terça-feira), Guaratuba acumula 338 mm — a cidade mais afetada do Litoral do Paraná.