A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou, no início da tarde desta terça-feira (20), que a BR-376, na região de Guaratuba, está totalmente interditada.
A paralisação ocorre no km 669, nos dois sentidos. O trecho liga Paraná e Santa Catarina.
De acordo com a PRF, a medida foi adotada devido ao excesso de chuva na região, que está causando o risco de novos desmoronamentos.
Nas últimas 24 horas, o acúmulo de chuva atingiu mais de 50 mm. Como resultado, há perigo para a região que já sofreu com deslizamentos em novembro.
- Chuva intensa deixa Balneário Camboriú embaixo d’água
- Fumaça na BR-101 é tóxica; vídeo mostra dimensão do incêndio
A situação é instável, portanto, não há previsão de liberação da BR-376. De acordo com a concessionária Arteris Litoral Sul, o trecho deve permanecer bloqueado por 24 horas.
Orientação para motoristas que estão na BR-376 interditada
Enquanto a BR-376 interditada, a PRF está dando orientações para as pessoas que estão na região.
Os motoristas que seguem sentido Santa Catarina estão sendo orientados a retornar na praça de pedágio de São José dos Pinhais (km 635) e no Posto da PRF em Tijucas do Sul.
Quem segue sentido Curitiba pode fazer o retorno próximo ao local das obras e na praça de pedágio de Garuva.
Previsão de chuva continua na quarta-feira
O Simepar informou que há previsão de “chuva expressiva” no Litoral do Paraná para terça (20) e quarta-feira (21).
As tempestades podem atingir as áreas onde deslizamentos de terra e quedas de barreiras bloquearam o trânsito desde o mês passado, como na região da Serra do Mar, em Guaratuba, e na Estrada da Graciosa.
A orientação para os motoristas que precisam pegar estrada nas próximas horas é conferir as informações do trânsito com a PRF e com a concessionária Arteris Litoral Sul, responsável pela administração do trecho das rodovias federais.
Ao longo da semana, a chuva deve perder força, entretanto o tempo segue instável pelo menos até o fim da semana.