A partir desta quarta-feira (3), motoristas e turistas que precisam usar o ferry boat de Guaratuba terão que pagar a tarifa de R$ 8,90. O valor será cobrado a partir da 0h e pode ser pago em dinheiro ou cartão de débito.
A travessia na Baía de Guaratuba volta a ser cobrada, segundo o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR), depois de quatro meses de gratuidade.
O ferry boat de Guaratuba estava sem a cobrança de tarifa desde agosto, quando entrou em vigor o contrato da nova operação do serviço.
Desde então, foram analisados os dispositivos legais que permitiram a retomada da cobrança. Administrada pelo DER-PR, a travessia é parcialmente coberta pela tarifa paga pelos usuários.
O ferry boat deve continuar em operação até a conclusão da nova Ponte de Guaratuba, obra reivindicada há mais de 40 anos pelos moradores da região. O trabalho, inclusive, está na fase de implantação dos canteiros industrial e administrativo da obra.
- IPTU 2024 em Curitiba começa a ser enviado em fevereiro
- Saque-aniversário do FGTS em 2024 já está disponível
Moradores de Guaratuba não precisam pagar tarifa do ferry boat
Quem tem veículo emplacado em Guaratuba e que pertençam a proprietários que vivem na cidade do Litoral do Paraná não precisam pagar pela travessia no ferry boat. A isenção na tarifa é garantida pela lei estadual n° 15.749/2007.
Conforme estudos técnicos e com base em dados históricos, o volume anual médio de tráfego da travessia da Baía de Guaratuba é de 1.359.990 veículos.