Dia histórico para os moradores do Litoral do Paraná. A construção da Ponte de Guaratuba avançou para a etapa principal da obra nesta terça-feira (30) graças à emissão da Licença de Instalação emitida pelo Instituto Água e Terra (IAT) e de uma nova ordem de serviço.
O anúncio foi feito pelo governador Ratinho Junior durante visita ao canteiro de obras da nova ponte. Ele também deu início às primeiras atividades da perfuratriz que será usada para a concretagem das estruturas que serão a base de sustentação de toda a estrutura que ligará Guaratuba e Matinhos.
A Ponte de Guaratuba tem valor de aproximadamente R$ 387 milhões do Governo do Paraná por meio do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR).
Com a Licença de Instalação em mãos, o Consórcio Nova Ponte, vencedor do processo licitatório, tem agora um prazo de 24 meses para a conclusão da estrutura.
Obras da Ponte de Guaratuba entram na etapa principal
“Esse é mais um dia histórico para Guaratuba e todo o Litoral o Paraná com o início das obras na parte marítima da ponte, agora também com todo o canteiro que foi instalado nos últimos quatro meses”, comemora o governador Ratinho Junior.
“Essa é uma vitória dos técnicos do IAT e do DER-PR que trabalharam pela viabilização e segurança jurídica do projeto, mas acima de tudo uma vitória da população do Paraná que entendeu a necessidade dessa obra e acreditou que era possível mesmo com todos os embates que tivemos”, afirma o mandatário.
Segundo o governador, a nova ponte, somada a outros investimentos que têm sido feitos ou já foram anunciados pelo Governo do Estado no Litoral, como a revitalização da orla de Matinhos e as duplicações das rodovias estaduais que ligam a região à Garuva e Pontal do Paraná, devem levar mais desenvolvimento socioeconômico para a região.
“É uma obra que vai fortalecer o turismo no Litoral do Paraná, que nos últimos anos já tem batido recordes de visitantes, e que faz parte de um planejamento para o resgate da região, beneficiando toda a cadeia produtiva e os moradores”, acrescentou.
O secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, garante que os técnicos do DER-PR vão acompanhar de perto todas as etapas da obra para garantir a qualidade e transparência do projeto.
Ponte de Guaratuba terá mais de 1,2 km
Todo o maquinário do Consórcio Nova Ponte e o concreto que já é produzido no canteiro de obras agora serão usados na construção da principal estrutura da ponte, que terá 1.244 metros de extensão com vão de 160 metros e canal de navegação de 17 metros de altura por 90m de largura
- Ponte de Guaratuba deve trazer mais golfinhos ao Litoral do Paraná
- Obra da Ponte de Guaratuba recebe nova balsa de apoio marítimo
- Vídeo mostra como vai ficar a Ponte de Guaratuba; assista
A Ponte de Guaratuba terá quatro faixas de tráfego, duas faixas de segurança, barreiras rígidas em concreto, calçadas com ciclovia e guarda-corpo nas extremidades.
A extensão total do complexo viário totalizará 1.826 metros, o que inclui 951 metros de acessos no lado de Guaratuba e 875 metros no lado de Matinhos. Dentro do projeto, também estão incluídas vias locais e conexão à Estrada de Cabaraquara, em Matinhos.
Assim que estiver concluída, a Ponte de Guaratuba vai substituir a travessia por ferry boat, que é a principal fonte de ruído antropogênico (criado por atividade humana) subaquático na baía, considerado por estudiosos um fator negativo e de grande relevância no comportamento de cetáceos, grupo de animais formado por golfinhos, botos e baleias.