A nova ponte de Guaratuba, no Litoral do Paraná, deve trazer grandes benefícios para a fauna marinha. Na elaboração do projeto e dos estudos ambientais, pesquisadores chegaram à conclusão que, após a conclusão das obras, animais marinhos devem voltar a frequentar a baía.
Os estudos apontaram que a fauna marinha no Litoral do Paraná foi prejudicada durante anos pelo tráfego intenso de balsas e ferry boats.
Assim que a obra estiver pronta, a ponte de Guaratuba vai substituir a travessia por ferry boat, que hoje é a principal causadora de ruídos marítimos, que impacta diretamente no comportamento de animais marinhos como baleias, botos e golfinhos.
Administrada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR), a obra da ponte de Guaratuba tem investimento de quase R$ 387 milhões.
Golfinhos devem voltar à baía de Guaratuba
Na fase de estudo antes do início das obras, durante a elaboração do projeto, pesquisadores encontraram apenas dois botos-cinzas a sete quilômetros da região da ponte. Em décadas anteriores, o número desses animais passava dos 30 na baía de Guaratuba.
A principal causa para a redução na população desses animais na região é o movimento cada vez mais intenso na travessia de ferry boat e de outras embarcações.
Conforme o relatório, com embasamento de diversos estudos específicos sobre estes animais, o ruído criado por atividade humana afeta o comportamento, saúde, distribuição de grupos e dinâmica populacional de golfinhos e botos, fatores que podem resultar no deslocamento deles para longe da fonte dos ruídos.
“A Ponte de Guaratuba vai proporcionar uma solução para o deslocamento ágil e seguro da população, e também garantir melhorias ambientais para a baía de Guaratuba, com a retirada do ferry boat. Vai ter a redução do uso de embarcações pelos moradores e isso vai beneficiar o meio-ambiente local”, afirma a diretora técnica do DER/PR, Janice Kazmierczak Soares.
Ponte de Guaratuba: relembre o projeto
A ponte de Guaratuba terá 1.244 metros de extensão, com canal de navegação de 17 metros de altura e 90m de largura, com vão principal de 160 metros.
Quanto aos acessos, o projeto totaliza no eixo principal a extensão de 1.826 metros, sendo 951 metros no lado de Guaratuba e 875 metros no lado de Matinhos.
- Vídeo mostra como vai ficar a Ponte de Guaratuba; assista
- Maioria dos paranaenses é a favor de obras da Ponte de Guaratuba
- Governo do Paraná ganha ação no STF sobre a Ponte de Guaratuba
Dentro do projeto da Ponte de Guaratuba também está prevista a implantação de vias locais e conexão à Estrada de Cabaraquara.
A obra terá prazo de 24 meses para a execução após emissão da Licença de Instalação, atualmente em análise no Instituto Água e Terra (IAT).
A estrutura terá quatro faixas de tráfego, duas faixas de segurança, barreiras rígidas em concreto, calçadas com ciclovia e guarda-corpo nas extremidades.