O trânsito na BR-277 pode ser totalmente liberado até o próximo dia 25, de acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR). A rodovia está parcialmente interditada desde novembro do ano passado, quando um deslizamento de terra bloqueou as pistas e as obras de reparos começaram.
Nesta semana, o DER/PR começou os serviços de contenção definitiva na encosta danificada, nos quilômetros 39 e 41 da BR-277, no Litoral do Paraná. Equipes começaram a perfuração dos pontos em que serão instalados os chumbadores, também chamados de grampos, no paredão rochoso do km 41, onde será montada e fixada tela metálica de alta resistência, que irá evitar o escorregamento de materiais assim que estiver concluída.
A previsão do DER/PR é que a tela comece a ser montada nos dois kms em fevereiro e a previsão de liberação total das pistas até o dia 25 do próximo mês, caso as condições climáticas não prejudiquem os trabalhos nas próximas semanas. A operação deve ser concluída até abril.
Nos dois pontos também foram iniciados os serviços de implantação de novos drenos, canaleta de corte e canaleta intermediária, para desviar as águas das chuvas e evitar que se acumulem nos taludes ou na pista.
Obras de contenção na BR-277
O DER/PR deu início à obra em 19 de dezembro, após acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), que está fazendo a obra de recuperação do km 42, mas à época afirmou não ter os recursos para atender o km 39 e km 41.
Com o objetivo de recuperar o trânsito na BR-277, corredor logístico para o Porto de Paranaguá, o DER/PR trabalhou desde o início para liberar faixas extras de tráfego com a maior agilidade possível, sem abrir mão da segurança dos usuários e trabalhadores.
Guindaste será retirado da BR-277
O guindaste do DER/PR, utilizado no km 41, será retirado novamente neste final de semana, para melhorar as condições de tráfego da BR-277, retornando somente na segunda-feira (30).
- Entregador é executado a tiros dentro de carro na CIC
- Polícia Civil divulga imagens de suspeito de homicídio em ciclovia no Pilarzinho
Os trabalhos com o equipamento estão quase concluídos, devendo ser substituído em breve por andaimes ou solução semelhante, garantindo a liberação da faixa em que ele fica estacionado.
Como está o tráfego na BR-277
Atualmente, o trânsito na BR-277 está parcialmente bloqueado e funciona com interdições de pistas. São quatro faixas liberadas no quilômetro 39, três pistas no km 41 e apenas duas no km 42.
Com informações da Agência Estadual de Notícias.