UFPR investiga fala homofóbica de professor de Direito: vídeo

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) está apurando um caso de homofobia envolvendo professores de Direito da instituição.

homofobia-ufpr-direito
Foto: Reprodução/UFPR

O caso aconteceu na última quinta-feira (29), durante a Semana do Calouro do curso de Direito, e foi compartilhado pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE).

A fala homofóbica foi dita por um professor em um evento intitulado “Painel 8 – Lançamento do livro “Direito Administrativo em Ação”, transmitido pelo Centro Acadêmico Hugo Simas.

No vídeo, alguém pergunta onde estão dois professores que, segundo o DCE, são assumidamente homossexuais. O professor acusado de homofobia responde que eles estavam “queimando a rosca”.

O DCE publicou o vídeo e nota de repúdio nas redes sociais. Veja:

UFPR publica nota sobre caso de homofobia na instituição

Neste domingo (3), a UFPR se manifestou sobre o situação. Em nota, a universidade afirma que reitera o “compromisso inflexível e inabalável com a inclusão, a igualdade e o respeito à diversidade” e que encaminhou o caso à diretoria disciplinar da instituição.

Veja a nota completa:

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) e sua Faculdade de Direito (Setor de Ciências Jurídicas) reiteram seu compromisso inflexível e inabalável com a inclusão, a igualdade e o respeito à diversidade. A UFPR é uma instituição que valoriza e promove a diversidade em várias formas, reconhecendo a importância em criar um ambiente de segurança, respeito e acolhimento, livre de homofobia ou quaisquer outras formas de discriminação.

Diante da divulgação dos fatos ocorridos na última quinta-feira, na semana acadêmica do curso de Direito, a UFPR está agindo prontamente, fazendo os encaminhamentos à diretoria disciplinar da instituição, que tomará as providências regimentais, seguindo o devido processo legal e garantindo um processo justo a todos os envolvidos.

A UFPR e sua Faculdade de Direito não compactuam com qualquer forma de violência, seja física, verbal ou simbólica, e seguem e seguirão firmes em sua missão de cultivar um espaço de convivência pautado pela tolerância, pelo diálogo e pelo respeito mútuo, garantindo que esses valores sejam preservados em toda a comunidade universitária.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.