Reciclagem de óleo de fritura ajuda a preservação ambiental

Com a colaboração de Dimitri do Valle

Iniciativa privada reúne projetos que ajudam a reciclar materiais poluentes e evitar ainda mais danos aos recursos naturais

O aumento das temperaturas e a presença de períodos prolongados de seca são vistos por especialistas como consequências da atividade humana no planeta Terra. Esse quadro tem exigido respostas de todos os países para tentar reverter uma situação que pode se agravar devido à poluição, transformando de forma radical a vida como se conhece até hoje.

reciclagem-oleo-fritura
Foto: Divulgação

Um novo conceito que começou a ser pensado a partir de conferências ambientais da ONU nas décadas de 1970 e 80: a sustentabilidade vem sendo debatida como um dos meios para equilibrar a preservação dos recursos naturais e o uso deles por parte das pessoas.

O objetivo é evitar prejuízos ao meio ambiente ao mesmo tempo em que os avanços na qualidade de vida da sociedade sejam também garantidos para gerações futuras.

Empresas e sustentabilidade

Manter essa mentalidade envolve, por exemplo, uma série de ações preventivas, como a coleta e reciclagem de materiais que podem poluir a natureza, como os resíduos do óleo de fritura. Ele reúne potencial para contaminar lençóis freáticos, solos e rios.

A iniciativa privada tem se destacado para responder a esse cenário, gerando resultados positivos para a economia e o meio ambiente, garantindo na prática o conceito de sustentabilidade.

Com sede no município de Itaperuçu, na Região Metropolitana de Curitiba, a Ambiental Santos tem operações de coleta e reciclagem de óleo de fritura para clientes residenciais e industriais nos estados do Paraná e Santa Catarina.

O trabalho da empresa acumula números expressivos: 3,5 milhões de litros de óleo de fritura reciclados, 350 trilhões de litros de água salvos e 40 toneladas de CO 2 a menos na atmosfera.

Esse desempenho é possível porque a empresa é a única do país em sua área de atuação a contar com estação de efluentes completa. Isso impede o descarte irregular no meio ambiente após o processo de reciclagem do óleo de fritura por parte da Ambiental Santos.

Obrigação na proteção ambiental

A legislação ambiental determina que todo gerador de óleo de fritura usado fica com a obrigação de realizar o descarte correto dos resíduos. A medida atinge empresas do setor gastronômico e industriais que usam o óleo de cozinha em suas atividades. Mas condomínios residenciais com 10 ou mais moradias também podem se adequar.

O objetivo é instalar pontos de coleta diante de leis municipais que exigem a presença de um reservatório para receber o material nesses condomínios, os chamados PEVs (Pontos de Entrega de Óleo Vegetal).

A Ambiental Santos também disponibiliza PEVs em locais de grande circulação como escolas, supermercados e cooperativas para facilitar o recebimento do óleo gerado nas residências em geral. A frota da empresa não é terceirizada, o que aumenta os padrões de segurança em todo o processo de recolhimento e transporte.

Deste modo, a empresa adota medidas ambientalmente corretas para manusear o material, combatendo um mercado clandestino que põe em risco o meio ambiente e a saúde de quem lida com os resíduos.

A sustentabilidade é um tema que a Massa Digital apoia através do projeto “Conscientizar é Massa”. Ele tem o objetivo de incentivar a comunidade a adotar práticas sustentáveis no dia a dia, além de valorizar projetos empresariais que adotem ações de sustentabilidade em suas operações, contribuindo para um futuro melhor.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.