Por conta de deslizamentos de terras no Parque Estadual do Monge, na Lapa, Região Metropolitana de Curitiba (RMC), a trilha da Pedra Partida e da escadaria que dá acesso à Gruta do Monge foram interditadas por tempo indeterminado.
Os bloqueios foram confirmados pelo Instituto Água e Terra (IAT) na última quarta-feira (6). Segundo o IAT, a medida é preventiva e busca a segurança dos usuários, já que a trilha foi severamente danificada em razão de deslizamentos de terra causados pelas chuvas em setembro e outubro. Já a escadaria sofreu infiltração e corre o risco de cair.
De acordo com geólogos e engenheiros que vistoriaram a Unidade de Conservação (UC), a demarcação foi destruída em diversos pontos, com indícios de instabilidade nos maciços de arenito. O IAT estuda a possibilidade de criar um percurso alternativo, bem como um novo acesso à gruta. O órgão ambiental pretende começar nos próximos dias o mapeamento da nova área.
Veja também:
- Filhote de toninha é encontrado encalhado no Litoral do Paraná
- Golpe: Sanepar alerta para sites falsos de pagamento da fatura
Segundo o diretor de Patrimônio Ambiental do IAT, Rafael Andreguetto, apesar da interdição de dois importantes pontos turísticos, o parque segue funcionando parcialmente.
“Há um imenso gramado, mirante, oratório, local em que muitos dos visitantes deixam suas oferendas. E vamos lançar nos próximos dias editais para a instalação de loja de souvenirs e de food truck no Monge. Ou seja, há muito o que fazer para quem gosta de curtir as belezas naturais do Paraná”,
disse.