O novo Boletim de Balneabilidade do Instituto Água e Terra (IAT), divulgado nesta sexta-feira (27), aponta que há 19 pontos impróprios para banho no Litoral do Paraná.
Já nas Costas Oeste (praias artificiais no reservatório de Itaipu) e Norte (Primeiro de Maio), todos os pontos monitorados pelo IAT estão aptos para banho.
Dos 19 locais impróprios no Litoral, 10 são sempre considerados impróprios, por serem fozes de rios e estarem contaminadas por drenarem áreas urbanas.
Os outros nove pontos impróprios para banho nas praias do Litoral do Paraná estão localizados na Ilha do Mel, Guaratuba, Matinhos, Morretes e Antonina. Confira:
Ilha do Mel – Baía de Encantadas
- Pontinha – em frente ao Módulo Policial
- Direita do Trapiche (250 m)
Matinhos
- Praia Central – à esquerda do morro (130 m)
Guaratuba
- Esquerda da Rua Ponta Grossa (10 m)
- Esquerda do Morro do Cristo (100 m)
- Balneário Nereidas/Eliane – Rua Costa Rica
Morretes e Antonina
- Ponta da Pita
- Rio Nhundiaquara – Porto de Cima
- Rio Nhundiaquara – Largo Lamenha Lins
Boletins de balneabilidade das Praias do Paraná são divulgados na sexta-feira
Os boletins de balneabilidade são disponibilizados toda sexta-feira pelo IAT, durante a temporada de verão, período em que há maior fluxo de usuários nos locais monitorados.
As amostras de água são coletadas nas segundas-feiras e analisadas durante a semana no laboratório do Instituto, em Curitiba. Ao longo desta temporada do Verão Maior Paraná, serão emitidos nove boletins, até o dia 17 de fevereiro de 2023, na semana do Carnaval.
Como saber os locais impróprios para banho no Paraná
Os locais próprios são marcados com bandeira azul e os impróprios com bandeira vermelha, indicando contaminação da água pela bactéria Escherichia coli, presente em fezes de animais e humanos. Esses locais podem ser danosos à saúde, com transmissão de bactérias, vírus, dermatite, diarreia, problemas respiratórios, entre outros.
É possível saber os pontos impróprios e próprios pelo site do IAT ou pelo aplicativo “Balneabilidade Paraná”, disponível para celular Android no Google Play.
Confira os boletins da Costa Oeste e Norte e do Litoral.
Com informações da Agência Estadual de Notícias