Os temporais que atingiram o Litoral do Paraná nos últimos dias provocaram vários adiamentos na programação do Verão Maior Paraná. Com isso, os profissionais contratados para as atividades foram remanejados para atender às vítimas das chuvas.
Shows, eventos esportivos e outras atividades foram canceladas ou suspensas. Os cerca de 400 agentes contratados pela Secretaria de Estado do Esporte para trabalhar durante a temporada foram colocados à disposição da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros e das autoridades municipais para auxiliarem no que for preciso.
A ação foi definida nesta sexta-feira (26) em uma reunião de alinhamento entre os órgãos estaduais e os prefeitos do Litoral.
Os profissionais vão ajudar, por exemplo, na distribuição de lonas, telhas e kits de limpeza pela Defesa Civil e Corpo de Bombeiros.
Eles também estarão à disposição dos agentes da Secretaria da Saúde, que vão focar na prevenção de doenças que podem ser causadas pelas enchentes, como leptospirose e diarreia.
Shows no Litoral do Paraná foram cancelados
Os temporais fizeram com que as atividades do Verão Maior fossem suspensas durante esta semana, inclusive os shows que ocorreriam em Matinhos e Pontal do Paraná neste fim de semana.
“A ideia agora é transformar o Verão Maior em uma ação de solidariedade, com todo mundo que estava trabalhando na operação focado no auxílio aos municípios”, explicou o secretário estadual do Esporte, Helio Wirbiski, que também coordena o Verão Maior Paraná.
Com o avanço dos trabalhos de limpeza, prevenção e o atendimento das famílias afetadas, e com a mudança prevista nas condições do tempo, a previsão é que as atividades esportivas e culturais do Verão Maior retornem na próxima terça-feira (30).
“Nós cancelamos os shows e eventos esportivos porque ainda estava previsto chuva para este fim de semana. Assim, todos podem se dedicar a essa força-tarefa para que possamos passar por essa situação o mais rapidamente possível”, disse Wirbiski.
Previsão de mais chuva no Litoral
Segundo o Simepar, o volume de chuvas acumulado no Litoral em menos de uma semana ultrapassou o esperado para todo o mês de janeiro.
Desde o último sábado (20) até a noite de quinta-feira (25), o volume chegou a 519,2 milímetros em Guaratuba, sendo que a média prevista para o mês era de 386,4 milímetros na cidade. Em Matinhos e Pontal do Paraná, a precipitação acumulada foi de 355,2 mm e 466,8 mm, respectivamente.
- Veja a situação das rodovias do Paraná nesta sexta (26)
- Litoral do Paraná tem nove praias impróprias para banho
- Saiba até quando vai chover no Litoral do Paraná
“Estamos com uma previsão de um acumulado de mais 100 milímetros pelo menos até o dia 30, o que requer atenção de todos os órgãos para que possamos dar uma resposta para que menos pessoas sofram nesse momento”, afirmou o coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Fernando Schunig. “
Segundo a Defesa Civil Estadual, 11.592 pessoas foram afetadas pelos temporais em Matinhos, Guaratuba, Ponta do Paraná e Guaraqueçaba. Até agora, 92 pessoas estão desalojadas (50 em Matinhos, 36 em Guaratuba e seis em Ponta do Paraná) e 62 estão desabrigadas (61 em Guaratuba e uma em Matinhos).