O cardeal Geraldo Majella Agnelo morreu neste sábado (26) aos 89 anos. Arcebispo emérito de São Salvador, ele morava em Londrina, no Norte do Paraná, de 2014.
A saúde de dom Geraldo Majella se agravou desde dezembro do ano passado, quando ele sofreu um acidente vascular cerebral (AVC). Ele estava em tratamento domiciliar e seu estado de saúde se agravou nos últimos dias.
Até a publicação desta matéria, não havia informações sobre velório e sepultamento. Em carta registrada em cartório em março de 2020, o Cardeal expressou seu desejo de ser sepultado na cidade de Londrina.
“Sempre foi minha intenção ser sepultado no lugar onde tivesse residência, quando Deus me chamasse a si. Assim, expresso mais uma vez o meu desejo de ser sepultado em Londrina, com a anuência do Arcebispo desta Sede Metropolitana, quando chegar a minha hora de partir deste mundo”, escreveu Dom Geraldo.
Quem é Dom Geraldo Majella Agnelo
Filho de Antônio Agnelo e Sylvia Agnelo, Dom Geraldo Majella Agnelo nasceu no dia 19 de outubro de 1933, em Juiz de Fora (MG). Aos 12 anos ingressou no Seminário Menor Diocesano Santo Antônio, onde ficou até completar 14 anos. A ordenação sacerdotal aconteceu no dia 29 de junho de 1957, na Catedral de São Paulo.
No dia 13 de janeiro de 1999, foi nomeado pelo Papa João Paulo II como arcebispo metropolitano de São Salvador da Bahia. Em 2011, Dom Geraldo teve o pedido de renúncia aceito pelo papa Bento XVI, tornando-se arcebispo emérito da Arquidiocese de Salvador.
- Bazar em Curitiba traz produtos doados pela Receita Federal
- Veja como devem ficar os preços do novo pedágio do Paraná
- Curitiba terá voo pra Recife na alta temporada; veja datas
No Vaticano, foi membro do Pontifício Conselho para a Pastoral dos Migrantes e Itinerantes e da Pontifícia Comissão para os Bens Culturais da Igreja. Participou de dois conclaves, um deles em 2005, quando foi eleito o papa Bento XVI, e o outro, em 2013, no qual foi escolhido o papa Francisco.
Dom Geraldo foi um dos três presidentes da Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe, realizada em Aparecida (SP), em maio de 2007, e presidiu a CNBB de 2003 a 2007.