Um fenômeno conhecido como cabeça d’água deixou vários turistas ilhados neste domingo (18) no Parque Estadual Pico do Marumbi, em Morretes, no Litoral do Paraná.
O incidente aconteceu na cachoeira do Salto dos Macacos, um dos pontos turísticos mais frequentados no Litoral por quem gosta de trilhas e contato com a natureza para além das praias.
Por volta das 16h, o Instituto Água e Terra (IAT) entrou em contato com o Corpo de Bombeiros para informar que um grupo que visitava a região ainda não tinha retornado. Por causa do volume de chuvas, ocorreu a cabeça d’água, que impediu que os turistas saíssem do local sozinhos.
As equipes de resgate encontraram 16 pessoas na outra margem do rio, em uma área segura, e todos foram retirados do local por meio de uma tirolesa montada pelos bombeiros. Todos escaparam ilesas.
O que é cabeça d’água
Fenômeno perigoso e que pode ter consequências trágicas, a cabeça d’água é um aumento repentino e rápido do nível de água nos rios.
Isso normalmente acontece quando há um grande volume de chuvas na parte superior de uma cachoeira ou em uma área mais alta dos rios.
- Temporal em Curitiba: carros ficam debaixo d’água após alagamentos
- Mais de 40 bairros de Curitiba e região devem ficar sem água na quarta
- Ciclone muda o tempo no Paraná: chance de vendaval e chuva forte
Dessa forma, os banhistas acabam surpreendidos com a força da correnteza, o que oferece sérios riscos à vida e pode causar afogamentos e outros tipos de acidentes.
O Corpo de Bombeiros orienta que, ao realizar trilhas e visita às cachoeiras, os praticantes estejam atentos à previsão de chuva naquela área, principalmente ao realizar passeios em que aconteça transposição de rios, para evitar que fiquem ilhados ou sejam arrastados pela correnteza.