O Corpo de Bombeiros foi acionado para resgatar uma montanhista no Pico Marumbi, em Morretes, a uma altura de 1539 metros. O caso aconteceu no fim da tarde deste domingo (14).
De acordo com o batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA), montanhistas do Cosmo estavam a um pouco mais de 5.000 pés de altura quando chamaram os bombeiros.
Por conta da proximidade do horário do pôr-do-sol e a necessidade de chegada do resgate até o cume, para evitar o pior, referente a condição física da vítima, o Falcão 08 do BPMOA foi acionado.
Resgate no Pico Marumbi: montanhista entra em exaustão
A montanhista teria entrado em exaustão durante a escalada e estava incapacitada fisicamente para caminhar. Como a descida é complexa, o resgate no Pico Marumbi foi feito de helicóptero.
Veja também:
- Suspeito de tráfico de animais silvestres é preso em Curitiba
- Ônibus “invade” UPA para atender passageiro que passou mal
No local, as equipes verificaram o estado de saúde e a incapacidade de descida da vítima. Em seguida, fizeram o embarque a baixa altura, mantendo o helicóptero em um pairado a 5000 pés para a manobra.
A vitima foi retirada da montanha com sinais de exaustão física e início de desidratação, sem muita condição de locomoção (principalmente para continuar na montanha).
Na sequência, foi efetuado pouso para desembarque na base da montanha em área restrita da Estação Marumbi, onde foi atendida pelo Corpo de Bombeiros.