Um trem de passeio com 943 passageiros ficou preso na Serra do Mar, no Litoral do Paraná, nesta quinta-feira (13). O veículo saiu de Curitiba com destino a Morretes e ficou parado por cerca de dez horas.
A empresa responsável pelo passeio turístico, Serra Verde Express, afirmou que o trem conta com 22 vagões. O veículo parou por volta das 11h por causa dos galhos e árvores presentes nos trilhos — o local em que eles ficaram presos ficava a cerca de 15 quilômetros do destino.
“Ressaltamos que, em 26 anos de operação, é a primeira vez que um incidente meteorológico causa uma paralização tão longa neste percurso turístico”,
disse a companhia, em nota.
A Serra Verde Express afirmou, em nota, que foram identificadas quedas de árvores no trajeto, o que alterou as tratativas de liberação de passagem pela responsável da via.
Veja também:
- Vazão das Cataratas do Iguaçu fica quatro vezes acima do normal
- Árvore cai sobre ônibus escolas com vendaval no Paraná
“Priorizando a segurança de nossos passageiros e tripulação, foi necessário interromper temporariamente nossas operações até que a limpeza e a restauração adequadas dos trilhos pudessem ser realizadas. Gostaríamos de ressaltar que essa medida foi necessária para garantir a integridade e o bem-estar de todos os envolvidos”,
relatou a companhia.
O trem ficou parado perto da estação Engenheiro Lange em Porto de Cima, em Morretes, e chegou na estação da cidade às 21h, cerca de dez horas depois.
“Para facilitar o retorno dos passageiros a Curitiba, disponibilizamos ônibus e vans para garantir o transporte adequado e seguro. Também temos equipes em Morretes, local de destino final da viagem, prestando toda a assistência necessária para minimizar os transtornos causados por essa interrupção temporária”,
afirmou a companhia.
A Rumo Logística, concessionária responsável pela ferrovia, afirmou que deslocou equipes de manutenção para a desobstrução dos pontos de interdição. A concessionária também lamentou os transtornos e disse ter prestado todo o suporte à Serra Verde Express.
A empresa que oferta o passeio de trem cancelou o serviço desta sexta-feira (14) após o episódio e, ainda, por causa das condições climáticas. A viagem foi anulada tanto na ida quanto na volta para Morretes.