Mulher que negou passagem a cadeirante negro em ônibus é indiciada por injúria racial

A mulher que foi acusada de racismo após negar passagem a um cadeirante negro em um ônibus de Curitiba foi indiciada por injúria racial. A informação foi confirmada pela Polícia Civil ao Massa News nesta quarta-feira (21).

racismo-cadeirante-onibus-curitiba
Foto: Reprodução

O caso aconteceu no dia 6 de junho, no biarticulado Santa Cândida/Capão Raso. A passageira se negou a dar passagem ao estudante de direito Angelino Cassova, de 32 anos, e perguntou se “estava em uma floresta”.

A Polícia Civil não divulgou a identidade da mulher. O inquérito policial foi entregue à Justiça.

Em janeiro de 2023, a prática de injúria racial passou a ser tipificada como uma modalidade do crime de racismo, com a sanção da Lei 14.532. Caso seja denunciada, a mulher pode pegar pena de dois a cinco anos de prisão e multa.

Passageiros gravaram situação em ônibus de Curitiba

Em entrevista à reportagem da Rede Massa | SBT, Angelino explicou que, na estação-tubo Passeio Público, ele precisou entrar pela porta 4 do coletivo, porque a plataforma da porta 3, onde há espaço adequado para cadeirantes, estava com problema.

Quando ele tentou acessar o espaço reservado a cadeirantes, uma mulher que estava no corredor se recusou a dar passagem. A situação foi gravada por passageiros.

No vídeo, Angelino e outros presentes questionam porque a mulher não dava passagem. Uma voz feminina chega a pedir para ela ter o “mínimo de decência”, quando a mulher questiona se estava em uma floresta.

Os passageiros ficaram indignados com a resposta da mulher e questionaram o que ela queria dizer com “floresta”. A situação só termina quando um rapaz cede a ela o lugar no ônibus.

Angelino afirma que a expressão foi uma forma de chamá-lo de macaco, uma palavra usada como ofensa racista. O estudante registrou boletim de ocorrência contra a mulher por racismo após o episódio.

Veja o vídeo:

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas A opinião em forma de notícia
Alisha
Alorino
Antônio Carlos
Bianca Granado
Camila Santos
Edvaldo Corrêa
Elaine Damasceno
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
Giselle Suardi
Guilherme C Carneiro
Mateus Afonso
Mauro Mueller
Oseias Gomes
Papai em Dobro
Tais Targa