O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mudou o nível do alerta para a onda de calor que atinge o Brasil em vários estados, incluindo o Paraná.
Até às 18h de domingo (24), as regiões estão sob “alerta vermelho” que indica grande perigo.
Ao todo, são nove estados com o aviso:
- Minas Gerais (MG)
- Paraná (PR)
- Rio de Janeiro (RJ)
- São Paulo (SP)
- Mato Grosso (MT)
- Pará (PA)
- Goiás (GO)
- Mato Grosso do Sul (MS)
- Tocantins (TO)
No Paraná, o alerta vermelho indica grande perigo de onda de calor para as regiões norte, noroeste, central, oeste e parte da Grande Curitiba.
O Estado também tem um alerta laranja para o fenômeno, que indica “perigo”. O aviso é válido para as regiões central, oeste, sudoeste, sudeste, centro-sul e Região Metropolitana de Curitiba.
Riscos da onda de calor à saúde
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde do Paraná (Sesa), os principais impactos das ondas de calor sobre a saúde são exaustão, tontura, desmaios, dor de cabeça, náuseas, cólicas, brotoejas pelo corpo e inchaços, principalmente nos tornozelos, pés e mãos.
Para evitar estes problemas, os cuidados que podem ser adotados em casa ou no ambiente externo são: ter sempre uma garrafinha de água por perto; caso tenha dificuldade em ingerir água, saborizar a água com rodelas de limão, laranja ou hortelã, por exemplo; utilizar alarmes ou aplicativos que enviam avisos sonoros para lembrar de tomar água; consumir mais frutas, verduras e legumes; e não substituir a água por néctares, sucos ou refrigerantes.
Outras sugestões são tomar banhos gelados, usar ventiladores e evitar exercícios físicos ao ar livre em horários muito quentes.