O Governo do Estado homologou novos decretos de situação de emergência, chegando a 21 o número de municípios nesta situação.
As prefeituras de Prudentópolis, Rebouças e Dois Vizinhos passam a ter acesso a linhas de crédito emergenciais. Além de reforço nas equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil nas localidades para o atendimento à população afetada.
Nesta quarta (18), a Defesa Civil confirmou a situação de emergência também em Nova Prata do Iguaçu.
União da Vitória é uma das cidades que também está em situação de emergência no Paraná, onde o Rio Iguaçu já atingiu 7,9 metros, ocasionando diversos pontos de alagamentos no município. A previsão é de que o nível do rio chegue a 8,6 metros.
Veja também:
- Veja a previsão do tempo para esta quarta (18) no Paraná
- Chuvas no Paraná: famílias ilhadas em São Mateus do Sul recebem ajuda
A cidade conta com 18 abrigos e o Governo do Estado já transferiu 27 pessoas em situação de maior vulnerabilidade para hotéis e pousadas.
Além destes municípios, também estão em situação de emergência Cascavel, Ivaiporã, Jardim Alegre, Mangueirinha, Paula Freitas, Paulo Frontin, Peabiru, Pinhão, Pitanga, Porto Amazonas, Rio Azul, Rio Negro, Roncador, Santa Izabel do Oeste, São Jorge d’Oeste e São Mateus do Sul.
Até o momento, mais de 65 mil pessoas de 78 cidades paranaenses foram afetadas pelas fortes chuvas que ocorrerem desde o início de outubro.
Destas, 760 pessoas permanecem desalojadas (abrigadas em casas de parentes ou conhecidos) e 816 continuam desabrigadas (em abrigos públicos).
Equipe da Defesa Civil presta apoio aos municípios em situação de emergência no Paraná
A Defesa Civil Estadual está coordenando doações de cestas básicas, kits dormitórios, kits colchões, telhas, kits higiene e de limpeza. A Ceasa-PR repassou aproximadamente 29 toneladas de alimentos para os mais afetados.