A Marinha do Brasil emitiu um alerta para risco de ressaca no Litoral do Paraná, entre às 21h desta segunda-feira (7) e a madrugada de terça (8).
O alerta é válido para a Costa entre Laguna (SC) e Paranaguá. Segundo o aviso, as ondas do mar podem chegar a até 2,5 metros.
A região também pode ser afetada por rajadas de vento que devem chegar a 60 km/h, segundo a Marinha. O motivo dos fenômenos é uma frente fria que avança pelo Sul do Brasil.
- Leia também: Morre no RJ a atriz Aracy Balabanian, aos 83 anos
Temporais devem atingir o Litoral do Paraná
Além do alerta de ressaca da Marinha, o Litoral do Paraná também tem alerta amarelo para tempestades, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).
O alerta indica que, a partir da noite desta segunda (7) até a manhã de terça-feira (8), a região deve ter chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos, entre 40 e 60 km/h, e queda de granizo.
O risco é baixo para corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.
Os temporais devem atingir também toda a “metade sul” do Paraná. Veja as orientações do INMET para o fenômeno:
- Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas; e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
- Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Leia também: