Os fiéis que testemunharam celebrações religiosas na Catedral Diocesana de Paranaguá antes de 1990 têm agora uma oportunidade única de contribuir para o acervo digital da igreja. Esta iniciativa integra o Projeto Marco Zero, que busca compilar informações adicionais sobre o edifício e o fortalecimento dos laços com a comunidade parnanguara.
O bispo de Paranaguá, Dom Edmar Peron, destacou a importância da participação dos fiéis nesta campanha “pois eles nos ajudarão a contar a história da Catedral. A ação também busca valorizar a cultura local eternizando momentos marcantes na vida de cada parnanguara por meio do nosso acervo”.
O padre Emerson Zella mencionou que a igreja é palco de diversas atividades voluntárias, como a preparação do bolo para a padroeira Nossa Senhora do Rocio e a decoração para celebrações religiosas. “Publicar estas imagens no acervo digital é uma maneira de eternizar estes momentos de união e solidariedade da comunidade na Catedral”, reforça.
A arquiteta e urbanista Letícia Nardi, coordenadora do projeto cultural Marco Zero, enfatiza a importância da Catedral de Paranaguá na vivência católica da comunidade parnanguara.
“Dentro do projeto de restauração, isso pode nos ajudar a entender as diversas mudanças as quais o edifício passou, mas também compartilhar suas histórias e vivências nos dá a dimensão do significado, do sentido do edifício para cada um, para cada família, e vai tornando esse edifício uma referência, um patrimônio de todos”, explica Letícia.
Fotos da Catedral de Paranaguá
Para participar desta iniciativa e compartilhar registros de casamentos, festas, missas e batizados realizados na Catedral, os interessados podem enviar suas fotografias pela internet ou apresentá-las pessoalmente na própria igreja para fazer uma cópia.
- Cursos gratuitos do Senac têm mais de 46 mil vagas abertas
- Inscrições para PSS da Prefeitura de Curitiba estão abertas
- Rua de Curitiba será totalmente bloqueada para trânsito: veja desvios
É fundamental ter informações sobre o autor da foto e um breve resumo do contexto do registro fotográfico. As melhores imagens serão selecionadas para inclusão no livro com os levantamentos históricos sobre a Catedral.
As contribuições podem ser enviadas até o dia 30 de novembro de 2024.
Catedral de Paranaguá lança campanha fotográfica
- Período de inscrições: até 30 de novembro de 2024
- Formulário para envio online: www.linktr.ee/marcozerodeparanagua
- Endereço para atendimento presencial: secretaria da Catedral – Rua Profº Cleto, nº 26 – Centro Histórico
- Horário de atendimento: segunda a sábado das 08h30 às 19h
- Contato: pelo WhatsApp (41) 98441-1279 ou pelo e-mail [email protected]