Catedral de Paranaguá busca fotos antigas feitas por fiéis

Os fiéis que testemunharam celebrações religiosas na Catedral Diocesana de Paranaguá antes de 1990 têm agora uma oportunidade única de contribuir para o acervo digital da igreja. Esta iniciativa integra o Projeto Marco Zero, que busca compilar informações adicionais sobre o edifício e o fortalecimento dos laços com a comunidade parnanguara.

catedral-de-paranagua-fotos
Foto: Divulgação

O bispo de Paranaguá, Dom Edmar Peron, destacou a importância da participação dos fiéis nesta campanha “pois eles nos ajudarão a contar a história da Catedral. A ação também busca valorizar a cultura local eternizando momentos marcantes na vida de cada parnanguara por meio do nosso acervo”.

O padre Emerson Zella mencionou que a igreja é palco de diversas atividades voluntárias, como a preparação do bolo para a padroeira Nossa Senhora do Rocio e a decoração para celebrações religiosas. “Publicar estas imagens no acervo digital é uma maneira de eternizar estes momentos de união e solidariedade da comunidade na Catedral”, reforça.

A arquiteta e urbanista Letícia Nardi, coordenadora do projeto cultural Marco Zero, enfatiza a importância da Catedral de Paranaguá na vivência católica da comunidade parnanguara.

“Dentro do projeto de restauração, isso pode nos ajudar a entender as diversas mudanças as quais o edifício passou, mas também compartilhar suas histórias e vivências nos dá a dimensão do significado, do sentido do edifício para cada um, para cada família, e vai tornando esse edifício uma referência, um patrimônio de todos”, explica Letícia.

Fotos da Catedral de Paranaguá

Para participar desta iniciativa e compartilhar registros de casamentos, festas, missas e batizados realizados na Catedral, os interessados podem enviar suas fotografias pela internet ou apresentá-las pessoalmente na própria igreja para fazer uma cópia.

É fundamental ter informações sobre o autor da foto e um breve resumo do contexto do registro fotográfico. As melhores imagens serão selecionadas para inclusão no livro com os levantamentos históricos sobre a Catedral.

As contribuições podem ser enviadas até o dia 30 de novembro de 2024.

Catedral de Paranaguá lança campanha fotográfica

  • Período de inscrições: até 30 de novembro de 2024
  • Formulário para envio online: www.linktr.ee/marcozerodeparanagua
  • Endereço para atendimento presencial: secretaria da Catedral – Rua Profº Cleto, nº 26 – Centro Histórico
  • Horário de atendimento: segunda a sábado das 08h30 às 19h
  • Contato: pelo WhatsApp (41) 98441-1279 ou pelo e-mail [email protected]
Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.