As atividades do terminal Terin do Porto de Paranaguá foram suspensas na noite deste domingo (9) após vazamento de nafta. Segundo a Portos do Paraná, que administra o porto, equipes seguem no local nesta segunda (10) para limpeza e avaliação dos riscos.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o vazamento ocorreu por volta de 20h30. Durante a descarga de um navio, um duto subterrâneo que liga a embarcação ao porto foi rompido. O produto químico espalhou-se pela Avenida Coronel Santa Rita e pelas galerias pluviais do entorno.
A Portos do Paraná informou que todo o produto vazado na avenida já foi retirado e o trabalho desta segunda (10) concentra-se na limpeza das galerias pluviais que envolvem a região.
Uma comissão foi formada para avaliar danos e responsabilidade sobre o ocorrido.
Área foi isolada após vazamento no Porto de Paranaguá
Casas e empresas ao redor do local onde houve o vazamento foram isoladas pelos Bombeiros. Devido à constatação de atmosfera explosiva nos bueiros da avenida, foi aplicada uma camada de espuma para diluição do produto, tanto na via pública, como nas galerias.
Os registros de ligação da tubulação foram fechados para parar o vazamento. A área da baía foi isolada para outras embarcações não transitarem próximo a área.
A empresa Terin retirou o nafta e o produto foi destinado a um local de resíduos próprios.
Até o fechamento desta matéria, não havia sido divulgado o total de produto vazado e o número de pessoas afetadas.
Leia também: