O paranaense Diego Saldanha criou uma peneira ecológica para limpar o lixo que fica nas areias do Litoral do Estado. Diego é morador de Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), e aproveita as idas à praia com a família para usar o equipamento. Com o item, o ativista ambiental já retirou cacos de vidros, bitucas de cigarro, canudos de plásticos e até agulha das areias.
A “ecopeneira”, como é chamada, tem fácil manuseio. Feita de aço galvanizado, ela é composta por uma base fixa e uma tela com furos que passa por baixo da superfície da areia e retira os lixos que não são visíveis.
Segundo o paranaense, a iniciativa surgiu após ver um vídeo de um ativista de Marrocos com um equipamento parecido. O marroquino cedeu o projeto a Diego e o ajudou a criar a peneira diretamente do país africano. “Eu queria limpar as praias e mostrar que algo poderia ser feito por elas”, relata.
Os resíduos retirados das areias do litoral eram descartados em lixos que ficam próximos à praia, mas para reciclá-los, o ativista criou um novo projeto que transforma os materiais em lixeiras. “Com a ONG Eco Local Brasil, nós pegamos os resíduos recolhidos pela peneira, transformamos em lixeira e instalamos na praia de Caiobá, onde a ecopeneira nasceu”, conta.
Para Diego, a iniciativa serve para criar uma consciência ambiental nos veranistas e evitar que mais lixos sejam jogados pela praia. Segundo a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), são retiradas 10 toneladas de resíduos por dia no litoral do estado durante a temporada de verão.
Peneira ecológica pelo Brasil
Nas redes sociais, os vídeos da iniciativa já passam da marca de 50 milhões de visualizações, o que levou o paranaense a fazer ações ambientais no Rio de Janeiro e Santa Catarina. Além disso, devido à demanda, Diego começou a comercializar a peneira. “Pessoas do Brasil inteiro que gostam de limpar as praias e que querem praticar esportes em areias limpas e alisadas, começaram a pedir e comprar”, afirma.
O item foi revitalizado e ganhou novas versões. Agora, a ecopeneira contém uma versão com rodas para facilitar o transporte pela praia. Uma versão com motor vibratório, em fase de testes, auxilia na peneiração.
Veja também:
- Alerta de onda de calor no Paraná: veja áreas de perigo potencial
- Concurso Guarapuava 2024: salários podem chegar a R$ 15 mil
Diego criou barreira para limpar rio
O paranaense também é conhecido por outros projetos ambientais pelo estado. Em 2016, Diego criou uma barreira ecológica, a ecobarreira, e instalou no Rio Atuba, que passa do lado da casa dele, para limpar a água.
Usando galões de plástico, o ativista impediu que lixos como garrafas PET, fogão e até sofá seguissem pelo Atuba, que é afluente do Rio Iguaçu.
Com supervisão de Luana Lopes.