Paranaense cria peneira ecológica para limpar areias do litoral

O paranaense Diego Saldanha criou uma peneira ecológica para limpar o lixo que fica nas areias do Litoral do Estado. Diego é morador de Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), e aproveita as idas à praia com a família para usar o equipamento. Com o item, o ativista ambiental já retirou cacos de vidros, bitucas de cigarro, canudos de plásticos e até agulha das areias. 

peneira-ecologica (1)
Foto: Divulgação/Diego Saldanha

A “ecopeneira”, como é chamada, tem fácil manuseio. Feita de aço galvanizado, ela é composta por uma base fixa e uma tela com furos que passa por baixo da superfície da areia e retira os lixos que não são visíveis. 

Segundo o paranaense, a iniciativa surgiu após ver um vídeo de um ativista de Marrocos com um equipamento parecido. O marroquino cedeu o projeto a Diego e o ajudou a criar a peneira diretamente do país africano. “Eu queria limpar as praias e mostrar que algo poderia ser feito por elas”, relata.

Os resíduos retirados das areias do litoral eram descartados em lixos que ficam próximos à praia, mas para reciclá-los, o ativista criou um novo projeto que transforma os materiais em lixeiras. “Com a ONG Eco Local Brasil, nós pegamos os resíduos recolhidos pela peneira, transformamos em lixeira e instalamos na praia de Caiobá, onde a ecopeneira nasceu”, conta.

lixo-peneira-ecologica
Foto: Arquivo Pessoal

Para Diego, a iniciativa serve para criar uma consciência ambiental nos veranistas e evitar que mais lixos sejam jogados pela praia. Segundo a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), são retiradas 10 toneladas de resíduos por dia no litoral do estado durante a temporada de verão.

Peneira ecológica pelo Brasil

Nas redes sociais, os vídeos da iniciativa já passam da marca de 50 milhões de visualizações, o que levou o paranaense a fazer ações ambientais no Rio de Janeiro e Santa Catarina. Além disso, devido à demanda, Diego começou a comercializar a peneira. “Pessoas do Brasil inteiro que gostam de limpar as praias e que querem praticar esportes em areias limpas e alisadas, começaram a pedir e comprar”, afirma.

O item foi revitalizado e ganhou novas versões. Agora, a ecopeneira contém uma versão com rodas para facilitar o transporte pela praia. Uma versão com motor vibratório, em fase de testes, auxilia na peneiração.

Vídeo: Reprodução/@Ecobarreiradiegosaldanha

Veja também:

Diego criou barreira para limpar rio

O paranaense também é conhecido por outros projetos ambientais pelo estado. Em 2016, Diego criou uma barreira ecológica, a ecobarreira, e instalou no Rio Atuba, que passa do lado da casa dele, para limpar a água.

Usando galões de plástico, o ativista impediu que lixos como garrafas PET, fogão e até sofá seguissem pelo Atuba, que é afluente do Rio Iguaçu.

ecobarreira
Foto: Divulgação/Diego Saldanha

Com supervisão de Luana Lopes.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.