Guardas municipais salvam bebê de 13 dias engasgado

Os agentes da Guarda Municipal (GM) de Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), salvaram um bebê de 13 dias que estava engasgado.

bebe-engasgado-guarda-municipal
Foto: Prefeitura de Pinhais

Segundo a Prefeitura de Pinhais, as equipes estavam em patrulhamento quando uma mãe pediu ajuda para os agentes no bairro Alto Tarumã, próximo ao Bosque Bordignon. A mulher explicou que a filha recém-nascida estava com dificuldades para respirar.

Na sequência, a GM deu início à manobra de desengasgo. Com a ação, a bebê de 13 dias voltou a respirar novamente e as equipes levaram a mãe e a filha até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para cuidados médicos.

A manobra de desengasgo, assim como a Manobra de Heimlich, são procedimentos adotados em caso de engasgo. As técnicas são repassadas às equipes da Guarda Municipal de Pinhais por meio de qualificações.

A ocorrência aconteceu no dia 8 de junho e foi divulgada na tarde desta sexta-feira (16) pela Prefeitura de Pinhais.

Como agir em caso de engasgo em bebês?

Coloque o bebê de bruços em cima do seu braço e faça cinco compressões entre as escápulas (no meio das costas). Vire o bebê de barriga para cima em seu braço e efetue mais cinco compressões sobre o esterno (osso que divide o peito ao meio), na altura dos mamilos.

Veja também:

Tente visualizar o corpo estranho e retirá-lo da boca delicadamente. Se não conseguir, repita as compressões até a chegada a um serviço de emergência (pronto socorro ou hospital). Esses procedimentos são válidos somente se a criança ou o adulto engasgado estiverem conscientes.

Vítimas inconscientes precisam de atendimento hospitalar rapidamente. Os primeiros socorros para asfixia ou engasgo devem ser tomados até que seja possível o atendimento especializado.

Como agir em caso de engasgo por corpo estranho: Manobra de Heimlich

Posicione-se por trás e enlace a vítima com os braços ao redor do abdome (se for uma criança, ajoelhe-se primeiro), caso ela esteja consciente. Uma das mãos permanece fechada sobre a chamada “boca do estômago” (região epigástrica).

A outra mão comprime a primeira, ao mesmo tempo em que empurra a “boca do estômago” para dentro e para cima, como se quisesse levantar a vítima do chão. Faça movimentos de compressão para dentro e para cima (como uma letra “J”), até que a vítima elimine o corpo estranho.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
Guilherme C Carneiro
chevron-up Created with Sketch Beta.