Professora acusada de racismo em Pinhais diz que estava brincando

professora acusada de racismo contra uma policial militar no Colégio Estadual Leocádia Braga Ramos em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), prestou depoimento. Na delegacia, a mulher afirmou que fez brincadeiras para amenizar a situação com os alunos.

racismo-professora-pinhais
Foto: Reprodução/Rede Massa

Durante o depoimento, a professora foi questionada sobre a denúncia de injuria racial aceita pelo Ministério Público do Paraná (MPPR). A mulher relatou que ficou nervosa com a atitude da policial militar em sala de aula:

“A policial começou a andar pela sala com uma cara de brava, com bastante raiva e ódio, encarando bastante os alunos […] e eu comecei a ficar nervosa com isso”,

diz a professora.

Segundo os alunos, a professora teria feito gesto de ânsia de vômito quando a soldado Luci Alves deixou o local e imitado um macaco. Ela ainda teria se referido à policial militar com “aquela macacona, aquela preta”.

“Depois que ela saiu, ficou aquele clima bem tenso, meus alunos nem se mexiam de medo e a minha aula acabou ali […] aí eu fiz gestos e brincadeiras para amenizar a situação, na intenção de tirar o clima que ficou”,

contou a professora.

O racismo em Pinhais foi registrado por câmeras de monitoramento que ficam instaladas na sala de aula. Apesar dos alunos confirmarem o caso, a professora negou as acusações. Em junho, ela foi afastada do cargo.

Veja também:

A policial militar registrou queixa por injúria racial, porém, não foi intimada para prestar depoimento e não foi ouvida por autoridades. Já a professora, mesmo respondendo pelo crime, foi absolvida e voltou a dar aulas após testemunhas negarem as atitudes dela.

A Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) comunicou que instaurou um processo de sindicância para apurar o caso.

A situação aconteceu no dia 31 de maio. Na ocasião, a soldado Luci Alves deu uma palestra educativa para alunos do colégio junto com outra policial. Horas depois, alunos relataram para a policial que a professora tinha cometido racismo.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
Guilherme C Carneiro
chevron-up Created with Sketch Beta.