O piso nacional da enfermagem começou a ser pago pelo Governo do Paraná. O pagamento começou a ser feito após a publicação, na segunda-feira (25), da Resolução Sesa Nº1332/2023, que estabelece as diretrizes para essa destinação dos recursos.
Ao todo, 13.722 trabalhadores serão beneficiados entre auxiliares, técnicos, enfermeiros e parteiras. Para isso, o Paraná recebeu um repasse de R$ 49.580.763 do Ministério da Saúde.
Para serem alcançados por essa medida, os profissionais devem atuar em unidades de saúde públicas, contratualizadas ou filantrópicas, que atendam no mínimo 60% de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e que sejam administradas pelo governo estadual.,
Veja também:
- Pedágio no Paraná: Infraestrutura PR vence Lote 2 de concessões
- Desemprego recua 7,8% no trimestre encerrado em agosto, diz IBGE
Segundo o Governo do Paraná, o cálculo para determinar o valor da assistência financeira complementar será de competência da União. A Secretaria da Saúde será responsável por fazer a transferência dos valores e estabelecer os prazos dos repasses a cada profissional beneficiado, desde que os recursos tenham sido efetivamente depositados no Fundo Estadual de Saúde.