Um bebê de seis meses morreu após se engasgar com leite materno em Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná. O caso aconteceu na noite desta sexta-feira (1°).
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o bebê de seis meses estava com as vias aéreas obstruídas por leite materno. As equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionadas para socorrer a vítima.
No local, os socorristas fizeram a Manobra de Heimlich para tentar salvar o bebê. Antes da chegada das equipes, familiares e amigos também buscaram alternativas para desengasgar a vítima.
Apesar das tentativas de salvamento, o bebê de seis meses não reagiu as manobras e morreu no local. O caso foi registrado na região da Vila Santa Terezinha.
O que fazer quando o bebê engasgar?
Um grupo de pesquisa da Universidade de São Paulo (USP) fez um passo a passo do que fazer quando o bebê engasgar. Inicialmente, ligue ou peça para alguém ligar imediatamente para o Corpo de Bombeiros telefone 193 ou SAMU telefone 192 e diga seu endereço: nome da rua, número da casa, nome do bairro e a cidade onde está.
Veja também:
- Oficial de Justiça morre baleado dentro de casa pelo próprio filho
- Mulher é resgatada no Morro Três Irmãos após ficar ferida em trilha
Não tente retirar o objeto da garganta do bebê, pois você poderá empurrá-lo ainda mais fundo. Com o dedo indicador e médio, segure a boca do bebê aberta.
Em seguida, coloque o bebê deitado de barriga para baixo em cima do seu antebraço, com a cabeça mais baixa que o corpo. Apoie seu antebraço na sua coxa para ter mais firmeza.
Dê 5 tapas com a base da mão entre os ombros, no meio das costas do bebê. Coloque o bebê deitado de costas sobre o outro antebraço apoiado sobre a coxa e faça 5 compressões com dois dedos no meio do peito, entre os mamilos (cada compressão deve ter 4 centímetros 2 a 3 dedos de profundidade). Se ele chorar, vomitar ou tossir é sinal que desengasgou.