Hacker de Ponta Grossa é preso por invasão em rede de hospital em Brasília

Um hacker de Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná, foi preso durante uma operação da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) nesta sexta-feira (29). Ele é suspeito de orquestrar a invasão ao sistema de um hospital de Brasília (DF) em setembro do ano passado.

hacker-ponta-grossa-preso
Foto: Divulgação/PF

De acordo com a PCDF, o ataque cibernético foi realizado contra um hospital particular da região de Taguatinga (DF). Os hackers conseguiram informações privilegiadas e também inseriram na rede um malware extremamente perigoso conhecido como Ransomware (entenda abaixo).

Além da prisão do hacker de Ponta Grossa, a polícia também encontrou em Valparaíso de Goiás (GO) um ex-funcionário do hospital que teria auxiliado o autor da invasão. Os presos têm 21 e 26 anos, segundo a polícia.

A busca e apreensão na casa do hacker em Ponta Grossa contou com a participação de um perito criminal da PCDF, especialista em ocorrências de invasão com emprego do Ransomware. A operação também contou com apoio de investigadores da cidade paranaense.

As provas colhidas durante a investigação apontam para a possibilidade de o hacker de Ponta Grossa estar envolvido em outras invasões.  

Hacker instalou Ransomware em sistema de hospital

Utilizado contra hospitais, o Ransomware tem potencial de interromper o funcionamento de equipamentos médicos usados em cirurgias e procedimentos que dependem de acesso a rede de informática para funcionar.

O malware também criptografa informações médicas de pacientes e outras pessoas ligadas ao funcionamento do hospital.

Após invadir a rede de informática do hospital, os criminosos passaram a exigir o pagamento em dinheiro para não divulgar as informações obtidas. Segundo a PCDF, o Ransomware instalado por eles só não iniciou o processo de criptografia “em razão da rápida ação da equipe de informática do estabelecimento médico”.

Esse mesmo tipo de Ransomware já tinha sido usado nos ataques hackers contra o Superior Tribunal de Justiça (STJ), o Governo do Distrito Federal, o Banco de Brasília (BRB) e o Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDFT) durante o ano passado.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
Guilherme C Carneiro
chevron-up Created with Sketch Beta.